Anúncios
News Ticker

ONG TETO MOBILIZA MAIS DE 300 VOLUNTÁRIOS EM AÇÃO SOCIAL DE 6 DIAS

Entre os dias 18 a 23 de julho, a ONG TETO promove o desenvolvimento social em quatro favelas localizadas no litoral sul de São Paulo: Mongaguá, Guarujá e Cubatão. Durante seis dias, mais de 300 jovens voluntários trabalharão em conjunto com 68 famílias que desejam mudar as condições em que vivem. Além de construírem seus novos lares, essas famílias ganharão novas perspectivas para desenvolver suas capacidades e a comunidade em que vivem.

Uma das moradoras com quem o TETO vai trabalhar é a Dona Elza. Anos atrás, Dona Elza deixou o grupo do MTST do qual fazia parte e, em conjunto com outros moradores, foi morar na comunidade Areião, em Mongaguá, litoral sul de São Paulo. O passar dos anos deixou batalhas e histórias e, hoje, o que Dona Elza leva consigo é o amor pela filha adotiva Aninha. O sustento da casa vem do trabalho que Dona Elza faz na praia.

“Os finais de semana são os melhores dias. É quando a praia está mais cheia e as pessoas deixam mais latinhas jogadas na areia”, conta. Esse ano, Dona Elza conheceu o TETO e passou a sonhar em mudar a situação em que vive. E essa mudança vai começar pela sua nova casa.



”No Brasil, 12 milhões de pessoas moram em favelas. E mais de 28 milhões vivem em situação de pobreza. O TETO considera o direito a moradia um direito central e fundamental para a garantia dos demais direitos básicos. Quem necessita de um teto digno, necessita de muito mais. O simples aumento de renda não garante que uma família deixe de viver em situação de pobreza. É preciso também ter acesso a condições dignas de alimentação, saúde, educação, água potável, saneamento e energia elétrica regulares, asfalto, segurança, representação e liberdade”, afirma Julio Lima, diretor social da organização.

Para manter sua sustentabilidade financeira e garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos nas comunidades, o TETO conta com a parceria de colaboradores. A realização dessa ação será possível devido ao apoio da empresa ATENTO.

Sobre a ONG TETO

 (www.teto.org.br)

TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de extrema pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, por meio da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, o TETO busca, por meio da construção de moradias de emergência, projetos comunitários, fomento produtivo e trabalho em rede, construir uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.

Há oito anos no Brasil, o TETO já reuniu mais de 25 mil voluntários do Brasil inteiro. E, hoje, está presente em 19 países. Em 17 anos, graças ao apoio de voluntários e parceiros, o TETO construiu mais de 100 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 620 mil voluntários em todo o continente.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: