Anúncios
News Ticker

Product Design Lions

EMIRADOS ÁRABES CONQUISTAM GRAND PRIX EM PRODUCT DESIGN LIONS

“Nivea doll”, da FCB para Nivea Kids permaneceu somente como Finalista

A segunda edição do Product Design Lions registrou uma expansão de 44,3% na quantidade de inscrições, que foram de 194 no ano inaugural (2014) para 280 desta vez.

A grande surpresa foi o Grand Prix, conquistado pelo caso “The lucky iron fish project”, da Geometry Global Dubai. Um trabalho fundamentado em uma concepção inteligente, mas com produção rudimentar e totalmente conceitual, sem nenhuma sofisticação, mas alta funcionalidade. O produto tinha por objetivo suplementar a ausência de ferro em regiões de população bem pobre e com recursos bem parcos. Uma saída tem sido cozinhar com a presença de algum objeto de ferro na comida, mas além de não ser fácil achar alguma coisa que se encaixe, há a questão da higiene. Com o produto, que assumiu a forma de um amuleto – na verdade, um peixinho que, obviamente, tem tudo a ver com água nas panelas, além de dar sorte em certas culturas –, a questão foi resolvida. No Cambodja, onde o projeto foi iniciado, pela presença de mais de 6 milhões de pessoas com deficiência de ferro, em nove meses 50% da população estava com esse problema resolvido.

Além do GP, apenas 7 Leões foram concedidos na área (que ainda não tem divisão entre os graus Ouro, Prata e Bronze). Os Estados Unidos conquistaram 3 Product Design Lions e outros quatro países ficaram com 1 cada: Cingapura, Colômbia, Dinamarca e Equador.

O Brasil, que não conseguiu nem mesmo entrar na shortlist em 2014, desta vez teve um Finalista: “Nivea doll”, da FCB para Nivea Kids. Foi o único selecionado entre as 19 inscrições brasileiras.

O representante brasileiro no júri de Product Design foi Leonardo Massarelli, diretor de criação da Questto|Nó, que trabalhou sob a liderança do presidente Dan Formosa, principal designer de seu próprio estúdio: Dan Formosa. No vídeo abaixo, gravado durante a coletiva de imprensa realizada no Palais dês Festivals, neste 24 de junho, Formosa faz um pronunciamento para os jornalistas presentes, ao anunciar os resultados da premiação.

Acesse a lista completa de premiados em Product Design Lions pelo link abaixo.

Product Design Winners

About Magazine conta com o patrocínio da Rede Globo de Televisão na cobertura do Cannes Lions 2015.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: