Press Lions Winners
ESTADOS UNIDOS E BRASIL SÃO OS CAMPEÕES EM PRESS LIONS, ENFIANDO 116 X 100 NO BRILHANTE HISTÓRICO DOS DOIS PAÍSES NESTA ÁREA
As três agências brasileiras de melhor performance em Press são, em 2015, Almap/BBDO, com 1 Leão de Ouro, 2 de Bronze e 6 campanhas Finalistas; Ogilvy, com 1 Leão de Ouro e 2 Finalistas; e Y&R, com 1 Leão de Prata e 1 de Bronze
Se na shortlist o Brasil esteve um pouco acima dos Estados Unidos, na contagem final de premiados em Press Lions foi a nação americana que se posicionou à frente, com 116 pontos obtidos pelo Grand Prix, 2 Leões de Ouro, 2 de Prata, 5 de Bronze e 60 Finalistas. O Brasil, por sua vez, totalizou 100 pontos, com 1 Leão de Ouro, 1 de Prata, 9 de Bronze e 61 Finalistas.
Os demais países premiados estão posicionados na seguinte ordem:
França, 86 pontos obtidos por 3 Leões de Ouro, 3 de Prata, 2 de Bronze e 44 Finalistas
Reino Unido, 67 pontos obtidos por 2 Leões de Ouro, 4 de Prata, 2 de Bronze e 27 Finalistas
Índia, 32 pontos obtidos por 3 Leões de Prata, 1 de Bronze e 14 Finalistas
China, 32 pontos obtidos por 3 Leões de Bronze e 23 Finalistas
Espanha, 31 pontos obtidos por 2 Leões de Bronze e 15 Finalistas
México, 29 pontos obtidos por 3 Leões de Bronze e 20 Finalistas
Alemanha, 29 pontos obtidos por 1 Leão de Bronze e 23 Finalistas
Tailândia, 26 pontos obtidos por 2 Leões de Prata, 1 de Bronze e 13 Finalistas
Nova Zelândia, 25 pontos obtidos por 1 Leão de Ouro, 1 de Prata, 2 de Bronze e 7 Finalistas
África do Sul, 24 pontos obtidos por 2 Leões de Bronze e 18 Finalistas
Chile, 23 pontos obtidos por 1 Leão de Ouro, 2 de Bronze e 10 Finalistas
Cingapura, 14 pontos obtidos por 1 Leão de Bronze e 11 Finalistas
Argentina, 13 pontos obtidos por 1 Leão de Prata, 1 de Bronze e 5 Finalistas
Canadá, 12 pontos obtidos por 1 Leão de Prata, 1 de Bronze e 4 Finalistas
República Checa, 12 pontos obtidos por 2 Leões de Bronze e 6 Finalistas
Áustria, 10 pontos obtidos por 2 Leões de Bronze e 4 Finalistas
Colômbia, 9 pontos obtidos por 1 Leão de Prata e 4 Finalistas
Indonésia, 9 pontos obtidos por 2 Leões de Bronze e 3 Finalistas
Emirados Árabes, 8 pontos obtidos por 1 Leão de Bronze e 5 Finalistas
Kuwait, 7 pontos obtidos por 1 Leão de Prata e 2 Finalistas
Austrália, 5 pontos obtidos por 1 Leão de Bronze e 2 Finalistas
O Grand Prix foi outorgado aos Estados Unidos. É uma criação da agência The Community/La Comunidad, de Miami: uma campanha para a Cidade de Buenos Aires, sobre o sistema de bicicletas públicas da capital argentina.
O Brasil, apesar de ser o país que mais inscreveu (550 peças) e liderar a shortlist (com 72 Finalistas), não repetiu a performance final de 2013 e 2014, quando ficou no lugar mais elevado do pódio dos Press Lions. O total de Leões em 2015 – 1 de Ouro, 1 de Prata e 9 de Bronze – foi exatamente a metade (em cada grau) de 2014.
Os Leões brasileiros em 2015 estão listados a seguir.
Leão de Ouro
“Grandma”, “Broke up” e “Move out”, da AlmapBBDO para VW Touareg
Leão de Prata
“Little girl”, da Y&R para Freddo
Leões de Bronze
“Mathematics” e “Painting”, da Lew Lara\TBWA para Cacau Show
“Judite”, “Noêmia” e “Mirtes”, da Wunderman para Tekbond
“Masturbation”, “Xerox” e “Fetiche”, da Revolution para Philips Walita e Insinuante.com
“New York”, “Paris” e “Bora Bora”, da Y&R para Flying Pet
“To Istanbul” e “To Barcelona”, da Leo Burnett Tailor Made para Jeep Renegade
“Ice cream store”, “Fish market” e “Flower boutique”, da AlmapBBDO para Caminhões Volkswagen, da Man
“France”, “Germany” e “Spain”, da AlmapBBDO para Top Destinos
“The HIV positive ad”, da Ogilvy para Grupo de Incentivo à Vida (GIV),
“Blind spot child”, “Blind spot bridge” e “Blind spot bike”, da F.biz para Singulares
A campanhas e peças isoladas Finalistas (remanescentes dos trabalhos premiados com Leões) são os seguintes:
“Salvador” e “Rio”, da AlmapBBDO para Havaianas, em duas categorias
“The HIV positive ad”, da Ogilvy para Grupo de Incentivo à Vida (GIV), em categoria diferente da premiada com Ouro
“Lingerie” e “Video game”, da Dim & Cazian para Bendito Frio
“Pig”, da Africa para De Cabron
“Woman” e “Man”, da Revolution para Adcos Cosméticos
“Road”, da AlmapBBDO para Flanax, da Bayer
“Carpet – Wine” e “Car – Vase”, da AlmapBBDO para Cafiaspirina, da Bayer
“Baby self sawyer” e “Baby self kim”, da Africa para Carta Branca
“São Paulo”, “Tokyo” e “Mexico City”, da AlmapBBDO para Audi A6 Allroad
“Hydrant” e Bush”, da Africa para Mitsubishi Outlander
“Trailer”, “Wood” e “Rock”, da AlmapBBDO para Sistema ACC, da Volkswagen
“Twenty thousand leagues under the sea”, “Metamorphosis”, “Treasure island”, “The little prince” e “War and peace”, da F.biz para Saraiva
“Dalai Lama x Warren Buffet” e “Madre Teresa x Bill Gates”, da Ogilvy para Forbes Brasil
“Bill Clinton”, “Scarlett Johansson” e “Prince Willlian”, da AlmapBBDO para Getty Images
“Sweater”, “Blue dress” e “Pullover”, da Lew Lara\TBWA para Abrinq
“Children I”, “Children II” e “Children III”, da Africa para Cepia
“Creepy Santa I”, “Creepy Santa II” e “Creepy Santa III”, da DM9DDB para Pão dos Pobres
“Lung” e “Heart”, da DM9DDB para Beneficiência Portuguesa
“Energil grandmother”, da We para EMS
As três agências brasileiras de melhor performance na área foram Almap/BBDO, com 1 Leão de Ouro, 2 de Bronze e 6 campanhas Finalistas; Ogilvy, com 1 Leão de Ouro e 2 Finalistas; e Y&R, com 1 Leão de Prata e 1 de Bronze.
O júri de Press esteve sob o comando, em 2015, de Pablo Del Campo diretor de criação mundial da Saatchi & Saatchi e contou, como representante brasileiro, com o chief creative officer da F.biz, Guilherme Jahara. No vídeo abaixo, Del Campo faz seu pronunciamento na sala de imprensa, durante a coletiva realizada no Palais d Festivals para anunciar os resultados da premiação aos jornalistas, na manhã deste 22 de junho.
Acesse a lista completa de premiados em Press Lions pelo link abaixo.
About Magazine conta com o patrocínio da Rede Globo de Televisão na cobertura do Cannes Lions 2015.