Lions Innovation Winners
NO FESTIVAL DENTRO DO FESTIVAL, O GRANDE CAMPEÃO É? SINÔNIMO DE INOVAÇÃO E EXECUÇÃO EXEMPLAR EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, OS ESTADOS UNIDOS RECEBEM O MAIOR NÚMERO DE TROFÉUS E SOMAM A MAIOR PONTUAÇÃO EM LIONS INNOVATION
Brasil ganha somente um Leão de Bronze em Creative Data Lions
O Lions Innovation é um segundo festival, organizado durante o Cannes Lions, na quinta e na sexta-feira da semana do tradicional evento publicitário. Inclui duas premiações mais uma série de 37 apresentações curtas, em três pequenas arenas próximas, cada qual dedicada a um tema específico: Inspiration, Discovery e Experience.
O objetivo do novo festival e premiações é discutir, analisar e destacar a interseção entre dados, tecnologia e criatividade. Entre outros temas, está de olho na próxima onda do marketing e da comunicação comercial, a internet das coisas (internet of things – IoT)
O novo festival do Cannes Lions “puxou” a área de Innovation Lions, que foi realizada por dois anos junto às demais do evento principal e agora tem existência independente. Em 2015 recebeu 226 inscrições (9,7% a mais que as 206 de 2014). A outra área de premiação é a Creative Data Lions, que nasceu com impressionantes 619 competidores.
Innovation Lions
Na etapa da shortlist, 37 trabalhos foram classificados, sendo 8 dos Estados Unidos; 3 da China, Japão e Reino Unido; 2 da Alemanha e Austrália; e 1 da Argentina, Bélgica, Brasil, Cingapura, Emirados Árabes, Equador, Espanha, Hong Kong, Itália, México, Nova Zelândia, Tunísia e Vietnam.
Quando saiu a lista de 7 Innovation Lions e o Grand Prix concedidos em 2015, o ranking de premiados nesta área ficou assim:
Estados Unidos, 20 pontos com dois Leões e 6 Finalistas
Austrália, 15 pontos com dois Leões e 1 Finalista
Reino Unido, 12 pontos com o Grand Prix e 2 Finalistas
China, 9 pontos com 1 Leão e 2 Finalistas
Cingapura, 7 pontos com 1 Leão
Equador, 7 pontos com 1 Leão
O Grand Prix foi concedido a “3 words to address the world”, da londrina What3Words, que desenvolveu um sistema capaz de dar a localização de qualquer endereço com apenas três palavras. O sistema já foi testado na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e no labirinto das ruas londrinas, podendo ser usado para fins pessoais, comerciais e humanitários. O impacto pode ser imenso, pois o cálculo é de que 4 bilhões de pessoas no mundo – os mais pobres evidentemente –, simplesmente não têm um endereço para serem localizados.
O Finalista brasileiro foi “Fiat safe key” da Isobar para Fiat, mesma agência e cliente que no ano passado haviam conquistado o primeiro (e até agora único) Leão nessa área.
O júri de 10 profissionais altamente qualificados foi presidido por Nick Law, global chief creative officer da R/GA.
Acesse as listas completas de finalistas e de premiados em Innovation Lions pelos links abaixo.
Innovation winners
Innovation Shortlist 2015
Creative Data Lions
O primeiro Creative Data Lions também destacou o Estados Unidos, que foi o País que mais inscrições fez (171), liderou a shortlist (com 17 trabalhos) e foi a nação mais premiada ao final.
O objetivo da nova área é destacar a criatividade orientada pelo uso de dados ou que faz emprego dessa tecnologia em sua execução. É, como se sabe, uma das novas fronteiras da publicidade e tem um imenso campo de crescimento.
Na etapa de definição dos Finalistas, a shortlist saiu com 55 casos, sendo 17 do Estados Unidos; 8 do Reino Unido; 5 da Austrália e Japão ; 4 da Alemanha, França e Turquia; 2 do Brasil e Rússia; e 1 do Canadá, Finlândia, Hong Kong e México.
Quando foi divulgada a lista dos 28 Leões concedidos (sendo 6 de Ouro, 10 de Prata e 12 de Bronze), o ranking da área ficou como segue:
Estados Unidos, 45 pontos obtidos com 2 Leões de Ouro, 3 de Prata, 2 de Bronze e 10 Finalistas
Japão, 20 pontos obtidos com 1 Leão de Ouro, 2 de Prata e 1 de Bronze
Reino Unido, 19 pontos obtidos com 1 Leão de Prata, 3 de Bronze e 5 Finalistas
Austrália, 13 pontos obtidos com 1 Leão de Ouro, 1 de Bronze e 3 Finalistas
Rússia, 12 pontos obtidos com 1 Leão de Ouro e 1 de Prata
Alemanha, 10 pontos obtidos com 1 Leão de Prata, 1 de Bronze e 2 Finalistas
França, 10 pontos obtidos com 1 Leão de Ouro, 1 de Bronze e 2 Finalistas
Turquia, 8 pontos obtidos com 1 Leão de Prata e 3 Finalistas
México, 7 pontos obtidos com 1 Leão de Ouro
Brasil, 4 pontos obtidos com 1 Leão de Bronze e 1 Finalista
Hong Kong, 3 pontos obtidos com 1 Leão de Bronze
Não houve a concessão de Grand Prix nesta primeira edição do Creative Data Lions.
O caso brasileiro na shortlist que terminou sendo destacado com 1 Leão de Bronze foi “Meeting Murilo”, da Mood\TBWA e The Goodfellas para Huggies, da Kimberly-Clark.
Um trabalho brasileiro ficou apenas como Finalista: “Sky tip”, da Isobar para Sky.
David Sable, CEO global da Y&R, presidiu o júri desta área, composto por mais 10 grandes especialistas internacionais, incluindo o brasileiro Andre Pasquali, creative vp de criação da Rapp.
Acesse as listas completas de finalistas e de premiados em Creative Data Lions pelos links abaixo.
About Magazine conta com o patrocínio da Rede Globo de Televisão na cobertura do Cannes Lions 2015.