Design Lions Winners
EUA, REINO UNIDO E JAPÃO SÃO OS MAIS PREMIADOS EM DESIGN LIONS
Brasil fica em quinto lugar, com 7 Leões, sendo 3 de Prata e 4 de Bronzem juntinho da Alemanha, que ganhou somente 6 Leões, mas um deles de Ouro
F/Nazca Saatchi & Saatchi conquista 5 Leões do total de 7 troféus concedidos ao Brasil, 3 deles com o belíssimo projeto Galeria Leica
Na etapa da shortlist dos Design Lions – área que teve uma queda de inscrições de 8,2% (de 2.624 para 2.409) – os maiores competidores eram os de sempre: Estados Unidos, Japão, Alemanha e Reino Unido. Mas no final, quando foram contabilizados os Leões, a Alemanha desceu para um patamar inferior e a maioria dos prêmios ficou mesmo com os americanos, britânicos e japoneses.
O ranking de Leões em Design Lions de 2015 é como segue:
Estados Unidos, 93 pontos alcançados com 3 Leões de Ouro, 6 de Prata, 6 de Bronze e 24 Finalistas
Reino Unido, 88 pontos alcançados com o Grand Prix, 8 Leões de Prata, 6 de Bronze e 20 Finalistas
Japão, 80 pontos alcançados com 3 Leões de Ouro, 5 de Prata, 3 de Bronze e 25 Finalistas
Alemanha, 45 pontos alcançados com 1 Leão de Ouro, 1 de Prata, 4 de Bronze e 21 Finalistas
Brasil, 36 pontos alcançados com 3 Leões de Prata, 4 de Bronze e 9 Finalistas
França, 29 pontos alcançados com 7 Leões de Bronze e 8 Finalistas
Paquistão, 15 pontos alcançados com 2 Leões de Ouro e 1 Finalistas
Canadá, 14 pontos alcançados com 2 Leões de Bronze e 8 Finalistas
Suécia, 12 pontos alcançados com1 Leão de Prata, 1 de Bronze e 4 Finalistas
Austrália, 12 pontos alcançados com 1 Leão de Prata e 7 Finalistas
Tailândia, 10 pontos alcançados com 2 Leões de Bronze e 4 Finalistas
Rússia, 9 pontos alcançados com 1 Leão de Ouro e 2 Finalistas
Colômbia, 8 pontos alcançados com 1 Leão de Ouro e 1 Finalista
Dinamarca, 8 pontos alcançados com 1 Leão de Prata e 3 Finalistas
Espanha, 7 pontos alcançados com 1 Leão de Ouro
Rússia, 7 pontos alcançados com 2 Leões de Bronze e 1 Finalista
Cingapura, 7 pontos alcançados com 1 Leão de Bronze e 4 Finalistas
Malásia, 5 pontos alcançados com 1 Leão de Bronze e 2 Finalistas
Bélgica, 3 pontos alcançados com 1 Leão de Bronze
O Grand Prix foi concedido a “Lifepaint”, da Grey London para Volvo, mesmo caso que conquistou o GP de Promo & Activation. O trabalho tinha por objetivo combater a elevada quantidade de acidentes noturnos envolvendo ciclistas nas grandes cidades britânicas. Para isso, a Volvo criou uma tinta invisível durante o dia mas de um branco muito luminoso à noite. Assim as pessoas podiam “pintar” suas bicicletas, seus equipamentos de proteção e até suas roupas, ajudando a serem vistas pelos motoristas, outros ciclistas e até pedestres. À primeira vista pode até não parecer uma tarefa clássica de design, mas pensando um pouco melhor, se está diante de uma ideia e ação essencialmente de design – neste caso com a colaboração do próprio target envolvido.
O Brasil fez um bom número de inscrições na área (177 em 2015 contra 234 no ano passado), mas foi apenas razoável na etapa de shortlist (16 peças) e nos Leões conquistados: 3 de Prata e 4 de Bronze.
Destaque mesmo obteve a F/Nazca S&S, agência de melhor performance em Design Lions este ano, com 2 Leões de Prata, 3 de Bronze e 1 Finalista, dentre eles 3 troféus para um trabalho excepcional, desenvolvido para a Galeria Leica.
Os Leões de Prata do Brasil foram os seguintes:
“Soundlab posters”, da F/Nazca S&S para Galeria Leica
“Soundlab records”, da F/Nazca S&S para Galeria Leica
“Wish you were here”, da Lobo para D&AD
E os Leões de Bronze foram:
“Celebrating 50 years in Brasil”, da F/Nazca S&S para Nissin Ajinomoto
“Ticket books”, da Africa para L&PM Pocket Books
“Ron Mueck at Pinacoteca”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca do Estado de São Paulo
“Soundlab box”, da F/Nazca S&S para Galeria Leica
Os Finalistas brasileiros remanescentes nesta edição do Design Lions são:
“Soundlab posters”, da F/Nazca S&S para Galeria Leica, em categoria diferente daquela na qual ganhou o Leão de Prata
“Imprisioned children”, da Lew Lara\TBWA para Abrinq
“Wave tech”, da F/Nazca S&S para Mizuno, da Alpargatas
“Recipe calendar roll”, da DM9DDB para Brastemp, da Whirpool
“Tell my story”, da DM9DDB para a ong Amor Exigente
“We won´t help you”, da JWT para Alcoólicos Anônimos
“Mutant font”, da Africa para Anistia Internacional
“100% Ideias identity”, da New Greco para 100% Ideias
“Unforgettable shots”, da Africa para Shopping SP Market
A presidência do júri de Design Lions foi de Andy Payne, global chief creative officer do Interbrand Group. No vídeo abaixo, ele faz seu pronunciamento à imprensa na sala de imprensa do Palais de Festivals, ao anunciar os resultados da premiação na presença de jornalistas do mundo inteiro, na manhã deste 24 de junho.
A representante brasileira foi Ana Couto, CEO e diretora de criação da Ana Couto Branding.
Acesse a lista completa de premiados em Design Lions pelo link abaixo.
About Magazine conta com o patrocínio da Rede Globo de Televisão na cobertura do Cannes Lions 2015.