Fundação Roberto Marinho apresenta nova logomarca no Dia da Educação
Neste 28 de abril, Dia da Educação, a Fundação Roberto Marinho apresenta ao público sua nova logomarca e posicionamento, em campanha focada no tema “Despertamos futuros”, em veiculação na globo.com e nos canais TV Globo, Futura, GloboNews, GNT, Multishow, Viva, SporTV, Bis, Canal OFF e Mais na Tela,
“Foi um trabalho muito cuidadoso e sensível, porque a identidade visual da Fundação faz parte da sua história. A nova marca conecta a Fundação Roberto Marinho à contemporaneidade, ao mesmo tempo em que respeita a solidez de sua trajetória. Ela imprime o dinamismo que define a Fundação, que atua de forma colaborativa e inovadora para responder aos cenários mais desafiadores com agilidade e efetividade”, explica Wilson Risolia, secretário geral da Fundação Roberto Marinho, em comunicado à imprensa.
“O olhar da Fundação Roberto Marinho para a escuta, o diálogo e a convicção no poder de transformação da educação, suportada pelo coletivo, foram os elementos que permearam a criação de referências da nova marca. De uma forma simbólica, a campanha estimula esse despertar e mostra quantas possibilidades nascem ao abrir mentes e corações para o outro e para o mundo, refletindo a força e a credibilidade da Fundação”, acrescenta Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.
Os filmes da campanha têm vozes de Camila Pitanga e Lázaro Ramos, convidando o público embarcar nesse grande desafio que é o despertar futuros com a educação como guia. A trilha sonora foi composta com a colaboração de Jorge Junior, Samuel Silva e Gabriel Pereira, três jovens da comunidade da Grota, em Niterói (RJ), que fazem parte do grupo “Batida Clássica”. Em ritmo de funk, eles tocam violino, violoncelo e contrabaixo e são exemplos que estimulam também o despertar de tantos outros jovens que sonham com um futuro melhor.
A nova marca busca traduzir a atuação da Fundação Roberto Marinho, que desenvolve soluções educacionais de apoio aos jovens, crianças, professores e gestores para enfrentar os principais desafios da Educação no Brasil, como defasagem na aprendizagem, distorção idade-série, evasão escolar e a inclusão qualificada dos jovens no mundo do trabalho. Para isso, desenvolve conteúdos e serviços educacionais em diversas plataformas e atua em parceria com instituições públicas e privadas, entidades do Terceiro Setor e organizações da sociedade civil, promovendo redes de cooperação entre os diversos atores do contexto da educação. Hoje, a Fundação atua em seis frentes: distribuição multiplataforma de conteúdo de educação e cultura; formação de professores e apoio às redes de ensino; serviços educacionais; novas metodologias e produtos; produção de evidências para políticas públicas e projetos sociais.
São iniciativas como as mais de 1.500 videoaulas de Ensino Fundamental e Médio disponibilizadas gratuitamente no YouTube do Canal Futura; e a nova faixa de conteúdo infantil, segmentada por idades e por área do conhecimento, exibida pelo Futura na TV e nas plataformas Canais Globo e Globoplay. Em apoio aos professores e gestores, a Fundação desenvolveu matrizes curriculares com foco na aceleração de aprendizagem, disponíveis também gratuitamente; promove cursos de formação em parceria com redes públicas de todo o país e cursos livres online, além de disponibilizar parte do seu acervo pedagógico para download, com mais de 900 aulas de Ensino Fundamental 2 e Médio.
A Fundação Roberto Marinho também trabalha pela inserção dos jovens no mundo do trabalho, com 120 mil participantes do programa Aprendiz Legal, que garante formação profissional de acordo com a Lei da Aprendizagem. Já na Plataforma Juventude, Educação e Trabalho (pjet.fm.org.br), estão disponíveis dados e análises sobre os principais indicadores desses temas no país, produzindo um panorama sobre os maiores desafios para gestores e educadores.
Ficha técnica
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Diretor de Marketing e Operações: Mariana Novaes
Diretora de Soluções de Comunicação: Mariana Sá
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente de Criação: Victor Seabra/Leandro Castilho
Gerente de Atendimento: Antonio Rocha
Redação: Monica Tommasi/Alice Bandeira
Direção de arte: Alexandre Tommasi, Luiz Felipe Bracarense
Atendimento: Camila Carvalho, Livia Oliveira
Gerente de Produção: Ricardo Leo
Coordenador de Produção: Alessandro Rios
Animações: Piloto
Edição: Erik Gustavo Barros
Aprovação: Wilson Risolia, Monica Pinto, João Alegria