Enéas Carlos Pereira assume a direção de Programação da TV Cultura
Enéas Carlos Pereira está assumindo a direção de Programação da TV Cultura, mantida pela Fundação Padre Anchieta. Profissional reconhecido nos meios artísticos e culturais, com longa vivência em produção, criação e gestão de audiovisual, em especial na televisão, ele tem longa trajetória de sucesso na TV Cultura e atuava, até então, na área artística da emissora, em conjunto com Del Rangel, falecido na última quinta-feira, 16 de julho.
Autor literário, dramaturgo e roteirista de cinema e TV, Enéas Carlos Pereira criou e trabalhou em diversas produções de ficções e documentários exibidos na TV brasileira e salas de cinema, nos últimos anos, além de ter lançado livros aclamados pela crítica e público infantojuvenil.
Na TV Cultura, em parceria com Carlos Queiroz Telles, escreveu o programa infantil Bambalalão. A partir de 2008, de volta à emissora, foi o roteirista das séries Autor Por Autor e Lá e Cá, esta última uma coprodução da TV Cultura e a RTP (Rádio e Televisão de Portugal).
Neste período, também na TV Cultura, participou da criação e elaboração de roteiros para programas infantis e infantojuvenis como Cocoricó, Almanaque Educação, Pé Na Rua, Quem Sabe, Sabe, entre outros.
Integrou ainda a criação e coordenação de roteiros de TERRADOIS, programa apresentado por Maria Fernanda Cândido e Jorge Forbes na emissora pública. E, na TV Record, foi coautor das novelas Marcas da Paixão e Roda da Vida.
No teatro, em parceria com Carlos Queiroz Telles, é autor do musical Draculinha, A Vida Acidentada De Um Vampirinho. Para os palcos escreveu também a comédia infantil Nossos Heróis Na Tv. Além dela, é autor das peças Kuadê Piá, Uma Aventura Que Entrou Para História, Feliz Idade Clandestina, Bixiga, Um Musical Na Contra Mão e muitas outras.
Seu livro infantojuvenil mais recente, Alguém Viu Meu Pai?, deve ganhar uma adaptação para a TV.
Na área de documentários, seus roteiros mais recentes são: Henry Sobel, Luz e Sombras de Um Rabino, com direção de Helio Goldsztejn; Cuban Doctors, dirigido por Paulo Markun; além da série Diretas Já!, também com direção de Paulo Markun e em fase de produção. Enéas ainda assina roteiro e montagem do documentário Tomie, que retrata a artista plástica Tomie Ohtake.
No fim de 2017, estreou nos cinemas o documentário Lygia, Uma Escritora Brasileira, produzido pela TV Cultura, assinando o roteiro e a montagem do longa-metragem.
Em 2019, passou a trabalhar em conjunto com Del Rangel na área artística da TV Cultura. Neste 20 de julho de 2020, assume como diretor de Programação da emissora.
Fonte: Alexani Barbosa – Coordenadora de Comunicação da Fundação Padre Anchienta | (GC)