Pianista Nelson Freire é homenageado em documentário de João Moreira Salles

A trajetória de um menino-prodígio do interior de Minas Gerais que se tornou um dos maiores pianistas do mundo é retratada no documentário de longa-metragem que leva o seu nome: “Nelson Freire”. A rotina do artista em concertos e recitais é acompanhada de perto pela equipe de filmagem, e o resultado deste trabalho, sob direção de João Moreira Salles, poderá ser visto no Curta!.

 

O documentário fragmenta a narrativa em uma linha do tempo contínua entre a infância, os primeiros contatos com o piano e a maturidade de Nelson. O diretor abriu mão dos clássicos depoimentos de familiares, críticos e especialistas, que poderiam falar sobre o artista. A exceção está na presença de Martha Argerich, renomada pianista argentina e amiga de Nelson há mais de 40 anos.

Ao aproximar-se do protagonista, o filme revela seu temperamento introspectivo e sua notável capacidade criativa. “Nelson Freire” foi filmado no Rio de Janeiro, em São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.

A exibição começa nesta Segunda da Música, 06/07, às 22:00. Horários alternativos: 7 de julho, terça-feira, às 02:00 e às 16:00; 8 de julho, quarta-feira, às 10:00; 11 de julho, sábado, às 13:30; 12 de julho, domingo, às 22:00.

Fonte: Claudia Bianco e Katia Carneiro, da Agência Febre | (GC)

Follow About Magazine on WordPress.com

Donation

Media support

For the good journalism

R$5,00

Sobre gcentenaro (838 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: