Vigor é multada em mais de R$ 1 milhão pelo Procon-SP por publicidade infantil

A Fundação Procon-SP multou a empresa de alimentos Vigor em mais de R$ 1 milhão por publicidade infantil do produto Vigor Grego Kids, iogurte lançado em 2014 com foco no público infantil. Em sua decisão, o órgão entendeu que a estratégia publicitária desenvolvida pela marca exerceu pressão sobre as crianças para persuadi-las ao consumo indiscriminado do produto, devido ao uso de expressões assertivas e imperativas nas peças publicitárias e à relação criada entre desenho animado, game e cards colecionáveis com a imagem do produto. O programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, que denunciou o caso ao órgão, em 2015, comemora a decisão.

Em 2014, para alavancar as vendas do produto, a empresa veiculou um filme publicitário dirigido ao público infantil que iniciava com a seguinte chamada: “Atenção pessoas nascidas a partir de 2003, a vigor tem uma notícia extraordinária”. O anúncio também continha depoimentos de crianças que, após experimentar o produto, declararam frases como “Dá vontade de comer os quatro” ou “Eu achei esplêndido”.

Outra estratégia comercial adotada pela empresa foi a parceria firmada com a Walt Disney Studios para patrocinar a exibição da série Star Wars Rebels. A ação consistiu no desenvolvimento de jogo de realidade aumentada, para tablets e celulares, cuja chave de acesso era a própria embalagem do produto – que, por sua vez, continha cards colecionáveis. Essa campanha teve caráter transmídia, tendo sido divulgada em todos os meios de comunicação do grupo Disney (rádio, veículos impressos (almanaques e gibis) e canais infantis na TV paga.

“Comemoramos a decisão dada pelo Procon-SP, que reconhece a ilegalidade da publicidade infantil em um momento de forte debate sobre a prática, ocasionado pela proposta de criação de portaria sobre o tema por parte da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Enquanto o texto dessa nova proposta ignora a legislação existente, desconsidera pesquisas e, ainda, ameaça enfraquecer as regras atuais vigentes, é de fundamental importância a atuação dos órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor na proteção da infância, para coibir que crianças continuem sendo exploradas comercialmente”, ressalta Livia Cattaruzzi, advogada do programa Criança e Consumo, em comunicado à imprensa.

Sobre o Criança e Consumo

Criado em 2006, o programa Criança e Consumo , do Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, bem como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Fonte: Belisa Barga, Elisabete Machado, Juliana Oliveira e Myrian Vallone, da 2PRÓ Comunicação – (GC)

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