CENP-Meios comprova que TV no Brasil permanece na sua melhor forma | By Rafael Sampaio

O último relatório do CENP-Meios, referente a janeiro/setembro de 2019, demonstra que a TV no Brasil permanece na sua melhor forma, totalizando 60% de share (53% da TV aberta e 7% da TV fechada)

Os números são baseados nas autorizações emitidas por 226 agências, totalizados de forma automática pelo sistema, com base nas cópias dessas autorizações, que são enviadas de forma digital e anônima para o CENP.

Essa performance é o dobro do registrado globalmente, segundo o último relatório da Zenith, referente ao ano de 2018, quando a TV aparece com 30,8% de share.

O segundo meio, aqui, a internet, tem agora 20,7% de share, ou seja, um terço do que é destinado à televisão e é menos da metade do padrão mundial, que atingiu 43,9% e se transformou no meio mais utilizado pelos anunciantes.

Com exceção do OOH/Mídia Exterior, que chegou a 10,7% de share, os demais meios, por aqui, estão abaixo de seu padrão mundial.

Enquanto o OOH mantêm 6,4% de share globalmente, ou seja, dois terços do que faturam no Brasil; os jornais têm 7,9%; o rádio, 5,8%; as revistas, 4,5%; e o cinema, 0,7%. Aqui no Brasil, porém, essa participação é de 2,7% para o jornal; 4,6% para o rádio; 1% para as revistas; e 0,4% para o cinema.

Como se sabe, o principal impacto para os jornais foi a redução dos classificados, que migraram maciçamente para o digital. No caso das revistas, o colapso da Abril foi significativo para essa baixa performance. O rádio, de forma até um pouco surpreendente, tanto aqui como e todo o mundo, vem se mantendo sem grandes perdas relativas.

Fica evidenciado, pelos números do CENP-Meios que no Brasil o padrão de uso dos meios pelos anunciantes permanece – com exceção dos jornais e revistas – mais próximos do tradicional, se comparado com o que acontece no restante do mundo.

Rafael Sampaio (rafael@about.com.br) é consultor em marketing e publicidade, palestrante, jornalista e autor dos livros Propaganda de A a Z e Planejamento de Marketing – Conhecer, Decidir e Agir.

Follow About Magazine on WordPress.com

Donation

Media support

For the good journalism

R$5,00

Sobre gcentenaro (678 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: