Ilíada e a abolição da escravidão no Brasil são temas das novas séries do canal Curta!

Uma das histórias mais contadas de todos os tempos, Ilíada, de Homero, poema épico fundamental à cultura grega que influenciou definitivamente todo o ocidente em diversos campos estéticos, artísticos e até mesmo militares, virou tema da série documental “Grandes Mitos – A Ilíada” e chega ao Brasil para exibição pelo canal Curta!.

A saga do herói Aquiles – entre outros personagens – e os acontecimentos da Guerra de Troia são apresentados na série por meo de uma narrativa composta de fatos históricos e mitologia, ilustrada com animações computadorizadas e imagens de pinturas e esculturas clássicas.

Dividida em dez episódios de 26 minutos, a série narra alguns dos momentos mais célebres da obra. O primeiro deles, dirigido por Sylvain Bergere, é “A Maçã da Discórdia”, que conta a história do príncipe Paris ao receber um “presente” da deusa Afrodite: o amor da mulher que seria a mais bonita do mundo, Helena, causando a ira de seu marido, Menelau, o rei de Esparta, e desencadeando a guerra.

A esteia é na próxima terça-feira, denominada “Terça das Artes”, no Curta!, 4 de fevereiro, às 19:30.

Na mesma semana, com estreia na sexta, 7 de fevereiro, às 22:20, o canal exibe o documentário A Última Abolição, dirigido por Alice Gomez, enfocando período que culminou na abolição da escravidão no Brasil.

A ação dos movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras nesse contexto e as discussões que permeavam a elite da época são alguns dos pontos enfocados pela obra. Embasado pelo depoimento de estudiosos sobre o tema, como os professores Amílcar Pereira (UFRJ), Ana Flávia Magalhães (UNB) e Giovana Xavier (UFRJ), o documentário também explora as consequências da Lei Áurea, desde a assinatura, em 1888, até os dias de hoje.

A Última Abolição é uma produção da Gávea Filmes, viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Fonte: Lusa Mattos e Katia Carneiro – Agencia Febre | (GC)

Follow About Magazine on WordPress.com

Donation

Media support

For the good journalism

R$5,00

Sobre gcentenaro (839 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: