Livro infantil sobre a luta contra o câncer do publicitário André Castilho ganha apoio do GRAAC

Falar sobre o câncer por si só já é um enorme tabu em nossa sociedade. Contar uma história sobre o câncer – e a morte – infantil é um desafio ainda maior. Mas foi essa a escolha criativa do publicitário, cineasta e cofundador da La Casa de la Madre, André Castilho, ao escrever o livro Janela de Isabela, que conta a história de uma menina de 10 anos que enfrenta um câncer em estágio terminal. É por meio da “Medicina da Imaginação”, termo cunhado pelo autor, que Isabela encontra forças para enfrentar a dor e aceitar sua condição com serenidade.

A ideia do projeto surgiu em 2013, quando Castilho produziu um vídeo para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), instituição que é referência internacional no tratamento gratuito e irrestrito de pacientes infantojuvenis com câncer.

“Em visita às instalações do hospital, notei um mural com lindas estrelinhas adesivas coladas. Perguntei o que era e me disseram que cada estrelinha simbolizava uma criança que perdeu a batalha para o câncer. Foi quando, comovido, conversei com médicos do setor de cuidados paliativos e eles me contaram que havia pouquíssima literatura infantil para confortar os pacientes que passam por este momento delicado. E assim nascia a sementinha do meu livro”, relembra.

A obra conta com ilustrações do publicitário e artista visual Fabiano de Queiroz Tatu, diretor de criação da agência RPA, em Los Angeles, criador da premiada série animada Imaginary Friend Society, voltada a explicar o câncer para crianças com a doença.

“O Castilho se propôs a dublar em português a minha série através de uma rede de voluntários, em 2018. Quando ele me perguntou se eu poderia ilustrar seu livro, topei na hora. Estamos unidos pelo mesmo propósito”, destaca o ilustrador.

De acordo com Sergio Degang, diretor de comunicação do GRAACC, o livro é um aliado na sensibilização da população para o tema. “Quando o autor nos coloca como beneficiários, ele não está apenas nos dando recursos, está cedendo toda sua confiança e credibilidade e, de alguma maneira, estamos salvando vidas”, declara.

Janela de Isabela é o pontapé da nova aposta de André Castilho no mercado de comunicação, a recém-inaugurada ALMA, empresa voltada à criação de histórias de impacto. “Durante os sete anos de operação da La Casa de la Madre eu me dediquei à criação de histórias audiovisuais para grandes marcas. Mas, hoje, histórias são commodities. A proposta da ALMA é focar exclusivamente nas histórias que importam”, sentencia.

Na última página do livro, lançado pelo selo editorial ALMA Books, o leitor impactado pela história é apresentado ao GRAACC e convidado a fazer doações a partir de um QR code, permitindo à instituição saber quais contribuições foram provenientes da leitura da obra.

O livro está disponível para download gratuito no site www.janeladeisabela.com.br.

Ficha literária

Título: Janela de Isabela
Autor: André Castilho
Ilustrador: Fabiano de Queiroz Tatu
ISBN: 658045704X
Editora: ALMA Books
Páginas: 76
Formato: 14×21 cm
Preço: R$ 33,29
Link para venda: http://bit.ly/janeladeisabela

Sobre André Castilho

Empreendedor, cineasta, publicitário e cofundador da produtora La Casa de la Madre, André Castilho formou-se em publicidade e propaganda pela Cásper Líbero e atuou por 12 anos como criativo em agências como Y&R, W/ Mccann, AgênciaClick, Euro RSCG e Havas, tendo sido premiado em festivais internacionais como Cannes Lions, Clio Awards, El Ojo e FIAP. Em 2012, ao lado do sócio Jorge Brivilati, fundou a produtora de filmes La Casa de la Madre, especializada em storytelling para marcas.

divulgacao-castilho03 copyEm 2015, seu filme “Meeting Murilo” foi destaque na imprensa internacional, recebendo atenção de veículos como CBS, People, Time Magazine e Huffington Post, além de ter sido premiado em Cannes com 3 leões e 4 shortlists, incluindo a categoria branded content. Em 2016, escreveu o filme “Reencontro”, premiado com ouro na categoria “Shorts” do festival Ciclope. Em 2017, o filme foi selecionado para um dos mais respeitados festivais de cinema do mundo, o LA Shorts, sendo este o único dos finalistas concebido para uma marca.

No mesmo ano, teve o filme “Movido a Respeito”, produzido para a TV Globo, consagrado com o Grand Clio Entertainment, sendo a primeira campanha da América Latina a conquistar tal premiação.

Através do selo de documentários autorais La Madre Docs, onde atuou como roteirista, diretor e produtor executivo, conquistou o “Impact Docs Awards” com o minidoc” Huni Kuin – Os Últimos Guardiões “.

Em 2018, assumiu o comando do talk show La Madre Talks, onde discutiu o mercado de comunicação.

Em 2019, lançou o projeto Empreendedor Criativo, onde ensina criatividade para pequenos empreendedores. No final do mesmo ano, fundou a empresa de conteúdo ALMA, dedicada à criação de histórias de impacto.

Fonte: Genielli Rodrigues – LC Agência de Comunicação | (GC)

Follow About Magazine on WordPress.com

Donation

Media support

For the good journalism

R$5,00

Sobre gcentenaro (749 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: