A propaganda tem futuro?

Uma dúvida que assalta muita gente de nosso mercado é sobre se a propaganda, tal qual a conhecemos, tem futuro? Sim e não, seria a resposta mais precisa.

Sim, porque por mais que cresça a relevância das chamadas mídias próprias e conquistadas, há um grande número de tarefas que apenas a propaganda, em seus formatos consagrados, consegue realizar com eficiência e eficácia.

Não, porque se as fórmulas tradicionais continuarem a ser repetidas à exaustão, sem inovação, elas vão se incorporar à paisagem e não cumprirão mais sua missão.

Sim, porque todos os dias uma nova mídia, um novo formato, é proposto e incorporado ao menu de soluções que podem ser estruturadas para resolver um desafio de comunicação das marcas.

Não, porque a continuar a compressão de recursos destinados à remuneração de talentos e sem que eles tenham tempo para serem desenvolvidos adequadamente, a mediocridade irá se espraiar como um câncer que compromete as chances da propaganda de qualidade se desenvolver.

Sim, porque mesmo em um panorama de mesmices sempre haverá um cliente inteligente corajoso para ousar e deixar florescer soluções fora da curva descendente, cujos bons resultados irão estimular outros a seguirem na mesma direção.

Não, porque o abuso no emprego de mensagens banais, que não cativam as audiência e são repetidas à exaustão, irão fazer com que esse instrumento se transforme em um incômodo para os consumidores e termine trabalhando contra os produtos, serviços e empresas anunciadas.

Sim, porque seu potencial de surpreender positivamente e emocionar as pessoas permanece basicamente o mesmo de um século atrás, porque todos nós somos cativados pela inteligência, pelo bom gosto e pela forma original de contar uma história – muitas vezes, a mesma.

Enfim o futuro da propaganda irá depender, quase que exclusivamente, de nossa capacidade de melhor empregá-la em benefícios de marcas, empresas e instituições.

Usando bem, ela terá um brilhante futuro. Usando mal…

Rafael Sampaio (rafael@about.com.br) é consultor em marketing e publicidade, palestrante, jornalista e autor dos livros Propaganda de A a Z e Planejamento de Marketing – Conhecer, Decidir e Agir.

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