Rio de Janeiro presta homenagem aos grandes líderes do mercado carioca

O Belmond Copacabana Palace recebe os cariocas para a entrega do Prêmio Líderes do Rio 2019 neste 4 de dezembro. A premiação é um reconhecimento a empresários, empreendedores, entidades e empresas que, com seu trabalho, empreendedorismo, organização, atitudes, administração, propósito e ideias, contribuem para a expansão do ambiente de negócios e a geração democrática de renda no Rio de Janeiro.

Andreia Repsold, presidente do LIDE RIO, destaca que a premiação “quer valorizar empresas e profissionais que apostam no Rio de Janeiro como importante polo de negócios para o país, além de reconhecer a importância da cidade como imagem positiva do Brasil frente ao mundo”.

O Prêmio de Empresário do Ano será entregue a José Isaac Peres, sócio fundador do Grupo Multiplan. Já o título de Personalidade do Ano será entregue a Carlos Carvalho, presidente da Carvalho Hosken. Em comum, os empresários têm a persistência, expectativas sempre positivas, empreendimentos de sucesso e a paixão pelo Rio. Andréa Natal, diretora geral do Belmond Copacabana Palace, foi escolhida Liderança Feminina de 2019.

A premiação tem 18 categorias e acontece desde 2011. A seleção dos premiados é realizada pelo Conselho Empresarial do LIDE RIO.

Informações sobre o LIDE RIO DE JANEIRO e o Conselho Empresarial do LIDE RIO DE JANEIRO estão disponíveis no site http://lideriodejaneiro.com.br/

Confira a lista completa de Vencedores Prêmio Líderes do Rio 2019.

EMPRESÁRIO DO ANO — JOSÉ ISAAC PERES — MULTIPLAN

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário e de shopping centers, o empresário José Isaac Peres é sócio fundador e presidente da Multiplan. A empresa é pioneira do setor de shopping centers no Brasil, reconhecida como a de melhor atendimento ao consumidor e com atuação também no mercado imobiliário.

Economista formado pela Faculdade Nacional de Economia, recebeu o título de Comendador da Ordem do Rio Branco, de Doutor Honoris-Causa em Empreendedorismo pela Universidade da Cidade e de Oficial da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.

Fundada em 1975, a Multiplan deu grande impulso na indústria de shopping centers no país, sempre inovando e apostando em áreas distantes dos centros urbanos, que depois viriam a se tornar novos polos de desenvolvimento e áreas imobiliárias de alto valor econômico. Sempre focado em antecipar as necessidades dos seus consumidores, foi o primeiro a construir cinemas dentro dos empreendimentos, assim como parque de diversões, e a montar exposições culturais gratuitas.

PERSONALIDADE DO ANO — CARLOS CARVALHO — CARVALHO HOSKEN

Carioca, Carlos Fernando de Carvalho fez o curso básico na Escola Municipal Honduras e o secundário no Internato Pedro II, antes de ingressar na Escola Politécnica do Largo de São Francisco, hoje, Faculdade de Engenharia, a UFRJ.

Entrou no mercado de trabalho como Desenhista Industrial da Estrada de Ferro Central do Brasil e durante o curso superior trabalhou na IRFA, Industrias Reunidas de Ferro de Aço, fabricante de locomotivas elétricas à diesel. Em 1951, recém-saído da faculdade, fundou a Carvalho Hosken Engenharia e Construções, uma empreiteira que realizou obras por todo o Brasil. Nos anos 60, transformou a empresa em imobiliária com atuação no Rio de Janeiro. Nesta época, percebeu que a Zona Sul já dava visíveis sinais de saturação.

Nos últimos mais de 40 anos, Carlos Carvalho se dedicou ao desenvolvimento da Barra, desenvolvendo empreendimentos, ajudando a sociedade civil a se organizar, criando as associações de proprietários que cuidam da conservação e manutenção desses verdadeiros “bairros”, e colaborando com o Governo na implantação de equipamentos públicos.

LIDERANÇA FEMININA — ANDREA NATAL — DIRETORA GERAL DO BELMOND COPACABANA PALACE

Em 1984, Andréa Natal começou a trabalhar no Copacabana Palace como assistente de Gerente de Front Office. Dois anos depois, foi transferida Salvador (Bahia), onde atuou por quase quatro anos como Gerente de Hospedagem de um hotel do mesmo grupo. Em 1989, o Hotel Copacabana Palace foi adquirido pela empresa Orient-Express (hoje Belmond) e poucos meses depois Andréa foi convidada a fazer parte da equipe, ocupando os seguintes cargos: de 1990 a 1992 e 1996 a 2003 – Gerente de Front Office, de 2003 a 2009 – Gerente Residente; de 2009 a 2012 – Gerente Geral. Em outubro de 2012, Andréa assumiu como Diretora Geral e, a partir 1º de Julho de 2018, se tornou Diretora Área Brasil, responsável pelos hotéis Belmond Copacabana Palace e Belmond Hotel das Cataratas.

Graduada em Hotelaria pela Universidade Estácio de Sá, participou de seminários e cursos de Hospedagem e Gestão na Universidade de Cornell e Lausanne Hospitality Consulting. Também realizou intercâmbios nos Estados Unidos, França, Portugal e Holanda.

ENERGIA — PETROBRAS
Roberto Castello Branco – Presidente
Roberto Ardenghy — Diretor Executivo de Relacionamento Institucional

Marcada por uma trajetória de superação de desafios que conduziu a companhia a avanços tecnológicos significativos, como a conquista da liderança em exploração e produção de petróleo em águas profundas e a descoberta de óleo e gás na camada pré-sal, a Petrobras é hoje uma das maiores empresas da América Latina. Sociedade anônima de capital aberto que tem como acionista majoritário o governo do Brasil, a Petrobras atua nos setores de exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, energia elétrica e fontes renováveis de energia. Criada em 3 de outubro de 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas, a companhia vem, desde então, contribuindo sistematicamente para o desenvolvimento do país. Do salto tecnológico que representou a exploração em águas profundas à descoberta das imensas reservas de óleo e gás na camada pré-sal, passando pela conquista da autossuficiência, a Petrobras impulsiona o crescimento do país. Os cinco pilares estratégicos da companhia são: maximização do retorno sobre o capital empregado, redução do custo do capital, busca incessante por custos baixos, meritocracia e respeito às pessoas e ao meio ambiente e foco na segurança de suas operações. Os investimentos estão concentrados na exploração e produção de óleo e gás natural, principalmente para o aumento da produção no pré-sal brasileiro.

GAS — NATURGY
Katia Repsold, CEO

A Naturgy é uma multinacional líder no setor de gás e eletricidade, com aproximadamente 18 milhões de clientes em mais de 30 países. Tem forte presença nos mercados energéticos da Espanha, México, Chile, Argentina, Peru e Panamá.

No Brasil, a empresa tornou-se protagonista no desenvolvimento da distribuição de gás, onde tem mais de 1 milhão de clientes e 7.500 quilômetros de rede. O grupo é também o segundo maior em vendas de gás natural. Começou a atuar no país em 1997, quando venceu o leilão de privatização das antigas Ceg e Ceg Rio. Em 2000, venceu também a disputa pela concessão para operar a distribuição de gás no sul de São Paulo. A seguir, em 2001, o grupo criou a Naturgy Soluções, que atua na área de negócios e serviços não regulados, relacionados com a distribuição de gás.

Através da empresa Global Power Generation (GPG), a Naturgy iniciou ainda, em 2017, a operação de projetos de geração de energia solar, localizados no Piauí e em Minas Gerais.

PROJETOS DE INCENTIVO — SHELL
André Araujo, Presidente Shell Brasil

Empresa global de energia, com 112 anos de operação e cerca de 90 mil funcionários em mais de 70 países, a Shell está presente no Brasil desde 1913, onde conta com cerca de 850 colaboradores. Nosso principal objetivo é atender as necessidades energéticas da sociedade hoje e no futuro, atuando de forma responsável nos âmbitos econômico, ambiental e social. Os três principais valores da empresa são honestidade, integridade e respeito pelas pessoas. A Shell Brasil tem negócios em Exploração & Produção de Petróleo e Gás, Lubrificantes, Novas Energias, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no mercado livre de energia (Shell Energy Brasil).

Em Upstream, o foco principal é no segmento de águas profundas, com 15 FPSOs em operação e participação em 29 contratos com o governo brasileiro, dos quais 19 como operadora. A companhia produz mais de 400 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo mais de 10% da produção do Grupo Shell e a maior empresa internacional de energia a operar no país. A Shell foi a primeira empresa privada a produzir petróleo na Bacia de Campos após a abertura do mercado. Em 2018, a Shell venceu, em leilão, a concessão de quatro blocos, nas Bacias de Campos e Potiguar, além de arrematar os blocos de Três Marias e Saturno, no pré-sal da Bacia de Santos.

No Brasil, o negócio de distribuição de combustíveis é gerenciado pela Raízen, uma joint-venture entre Shell (50%) e Cosan (50%).

CIÊNCIA E INOVAÇÃO — INMETRO
Ângela Flores Furtado, Presidente

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal, que tem como missão prover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo, da matéria-prima ao consumidor final. Suas atividades principais estão na prestação de serviços nas áreas de metrologia científica e industrial, metrologia legal, acreditação de laboratórios e organismos, avaliação da conformidade, regulamentação e apoio à superação de barreiras técnicas às exportações brasileiras — são cerca de 60 acordos de cooperação internacionais.

Para atuação em nível nacional, o Inmetro está presente em todos os estados, por meio da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), formada pelos Institutos de Pesos e Medidas, mais conhecidos como IPEM, e por duas superintendências regionais (RS e GO), que executam os serviços de verificação metrológica e fiscalização. O escritório de Brasília é a sede jurídica da instituição. Esta Rede verifica e fiscaliza, na indústria e comércio varejista, a conformidade dos instrumentos de medição (balanças, bombas de combustível, controladores de velocidade) e dos produtos com certificação compulsória (brinquedos, pneus, eletroeletrônicos) e pré medidos — pesados sem a presença do consumidor.

ENTRETENIMENTO — ROCK IN RIO
Roberto Medina, Fundador
Luis Justo, CEO

Consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Em 2001, reafirmou seu compromisso de mostrar às pessoas que pequenas atitudes do dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 — Eventos Sustentáveis. Gerou 212,5 mil empregos diretos e indiretos em todas edições, mais de R$ 97 milhões investidos em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, etc. Os investimentos são provenientes da organização do evento e de parceiros. Em 2016, foi a vez de anunciar o Amazônia Live, projeto do Rock in Rio que já garantiu mais de 73 milhões de árvores para a Amazônia por meio de doações individuais e de parcerias, através de projetos de restauração e plantação, como o Paisagens Sustentáveis da Amazônia. O projeto traz a importância das florestas para o equilíbrio climático mundial como tema para todas as edições do evento pelo menos até 2019.

Além disso, o Rock in Rio desenvolve um plano de sustentabilidade no qual define medidas para a redução de emissões e inclui-se como parte de uma correta gestão de resíduos, eficiência energética, compensação de emissões, correto consumo de recursos e muito mais. Este plano é desenhado para a organização, patrocinadores e fornecedores, sendo aperfeiçoado a cada edição e utilizado em todos os países onde o Rock in Rio é realizado. O Rock in Rio preza por atitudes positivas a qualquer hora e em todos os lugares. Para endossar este posicionamento da marca “Tod+s Por Um Mundo Melhor”, o festival se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. A partir destas parcerias, uma série de ações se desenvolvem sempre pautadas pelo objetivo de adoção de práticas que pensem no coletivo.

GESTÃO EM SAÚDE — REDE ÍMPAR
Paulo Curi, CEO

A Ímpar é uma rede de hospitais reconhecida e certificada por acreditadoras nacionais e internacionais. Está presente nas mais importantes capitais do país, por meio de complexos hospitalares de excelência, como Hospital 9 de Julho e Hospital Santa Paula, em São Paulo; Hospital São Lucas e Complexo Hospitalar de Niterói, no Rio de Janeiro; e Hospital Brasília, Maternidade Brasília e Hospital Águas Claras, na capital federal, totalizando 1.800 leitos. Focados em oferecer o melhor atendimento, segurança, resolutividade e bem-estar aos pacientes, a Rede Ímpar conta com cerca de 9 mil colaboradores e investe constantemente em qualidade, treinamento e expansão de suas unidades.

INDÚSTRIA DIGITAL — STEFANINI IT SOLUTIONS
Marco Stefanini, CEO e Fundador

A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 32 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação. Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).

Presente em 41 países, a Stefanini foi apontada, pelo quarto ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2018.

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA — DYNAMO
Luiz Orenstein e Bruno Rocha, fundadores

A Dynamo Administração é uma gestora de recursos situada no Rio de Janeiro. Foi fundada em 1993, quando lançou seu primeiro fundo, o Dynamo Cougar. Deste então é constituída como uma “partnership”, sendo composta atualmente por cerca de 20 (vinte) sócios.

Seu foco principal desde o início foi a gestão de recursos em renda variável no mercado brasileiro, adotando uma filosofia de investimentos baseada na análise fundamentalista das companhias, visando à obtenção de retornos consistentes a médio e longo prazo.

REDE VAREJO DE FARMÁRCIA — VENANCIO
Armando Ahmed, sócio e fundador

A Drogaria Venancio completou 40 anos em setembro, com uma trajetória que começou em uma única loja na Tijuca, expandiu-se porta toda a cidade do Rio de Janeiro e chegou a outros municípios do estado (Niterói, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Petrópolis). Ao longo do tempo, uma característica que acompanhou a empresa foi o foco em desenvolver serviços para apoiar e facilitar os cuidados de cada cliente.

A Venancio foi pioneira no Rio em oferecer serviços à frente do tempo. Entre eles, a comercialização de produtos importados em drogaria, uma novidade na época. Além das 77 lojas físicas da rede, é possível comprar pelo site, televendas e por meio do aplicativo.

A Venancio conta com mais de 3.500 colaboradores, que cada vez mais buscam as novidades do mercado, com diferenciais de atendimento e novas tecnologias de logística e vendas, que proporcionam experiências únicas de compra e cuidados com a saúde.

RESPONSABILIDADE SOCIAL — DOAR FASHION
Daniella Martins, Curadora

O Doar Fashion surgiu em 2011 com a clara missão de transformar peças de roupas, sapatos, acessórios e objetos de decoração em educação, saúde e moradia, gerando renda e cidadania para pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza. O sonho do projeto é buscar o melhor de cada um, e gerar, através de energia, trabalho e valor financeiro, melhores práticas de cidadania, trazendo assim um impacto positivo em toda sociedade.

Desde o início, sempre foi clara a missão do Doar Fashion: Transformar, Reciclar e Reaproveitar, conscientizando a sociedade da necessidade do consumo sustentável e com o compromisso de ser 100% beneficente, 100% colaborativo, 100% transparente e ter 100% de aproveitamento.

Em seus nove anos de existência, o Doar Fashion arrecadou 83.000 peças e doou mais de R$ 4.300.000,00, beneficiando cerca de 15.000 pessoas, entre crianças, adultos e idosos no estado do Rio de Janeiro.

Todo o trabalho é feito por voluntários e contamos com várias empresas parceiras que apoiam o projeto através de patrocínio e doações. Uma enorme corrente de generosidade com o único propósito de ser solidário.

SAÚDE — CONEXA SAÚDE TELEMEDICINA
Fernando Domingues, Fundador e Diretor

A Conexa Saúde é uma plataforma de Telemedicina, com sede no Rio de Janeiro, que promove a conexão de pacientes e profissionais de saúde rompendo distâncias, humanizando o atendimento médico e democratizando a saúde.

A Conexa tem revolucionado o acesso a Saúde no Brasil. Apesar de ser uma startup, já tem como clientes renomadas instituições de saúde e grandes empresas de vários segmentos.

TERCEIRO SETOR — PARCEIROS DA EDUCAÇÃO
Marcelo Viveiros de Moura, Diretor Presidente
Paula Sheehan Barboza Vianna, Direção Executiva e Conselho Fiscal

Fundada em 2009 no Rio de Janeiro, a Parceiros da Educação RJ é uma associação sem fins lucrativos, que promove e desenvolve parcerias entre a sociedade civil e escolas públicas, visando a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos do Ensino Fundamental, e a promoção da qualidade da educação pública.

Tais investimentos são realizados através de termos de apoio celebrados com as escolas e secretarias de Educação. A Parceiros da Educação RJ segue o modelo de atuação da Parceiros da Educação SP, fundada em 2004. Ambas estão alinhadas no que diz respeito a visão, missão e valores.

Desde a sua constituição, a Parceiros da Educação RJ já beneficiou mais de 49 mil alunos, 700 professores e gestores em 21 escolas públicas parceiras.

TURISMO — FAIRMONT RIO DE JANEIRO COPACABANA
Netto Moreira, CEO

A Fairmont Hotels & Resorts, parte do grupo líder mundial em hospitalidade Accor, abriu dia 5 de agosto de 2019 o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, seu primeiro hotel na América do Sul. Com design inspirado no glamour do Rio de Janeiro dos anos 50, uma proposta gastronômica apurada e experiências de viagem personalizadas, o hotel de propriedade da AccorInvest e administrado pela Fairmont está localizado no icônico prédio do Posto 6, bem no coração do Rio, com a promessa de oferecer uma genuína conexão carioca e transformar momentos em memórias.

A atmosfera local, assim como materiais e criações de designers brasileiros, estão presentes em todos os ambientes e áreas comuns do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. São 375 quartos com varandas – sendo 68 suítes, duas piscinas, Spa, Fitness Center e Centro de Convenções e Eventos Sociais com 13 salas de reuniões distribuídas em 1.500 metros quadrados. Uma elegante concept store instalada no hall de entrada tem curadoria da H.Stern e oferece aos hóspedes uma rica opção de artigos de decoração e design brasileiro.

GASTRONOMIA — GRUPO TRIGO
Antonio Moreira Leite, CEO

O Grupo trigo teve início em 1992, quando Eduardo Ourivio e Mário Chady abriram seu primeiro restaurante, o Guilhermina Café, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Em 1999, após muitos aprendizados, foi lançado o Spoleto. O foco do trabalho estava em prática sua grande causa, Empreender e Democratizar a boa culinária. Em 2005, foi concretizada uma parceria com a Domino’s, que duraria até 2018, e em 2008, foi o lançamento da marca Koni, focada em culinária japonesa.

Em 2014, Grupo Trigo lançou a marca Gurumê deu início a expansão internacional do Spoleto, abrindo duas lojas nos Estados Unidos. Em 2018, o Grupo Trigo apresenta a marca LeBonton, com inspiração na culinária francesa.

MODA — GRUPO SOMA
Roberto Jatahy, CEO

Reconhecido como um dos maiores grupos de moda do país responsável grandes marcas do mercado de moda brasileiro. São elas: ANIMALE, A.BRAND, FARM, FÁBULA, FOXTON, FYI, CRIS BARROS e MÁS ANIMALE. A história do GRUPO SOMA começou em 2010, com a fusão de duas grandes marcas, líderes de mercado em seus segmentos: ANIMALE e FARM. Em 2014, entram para o Grupo mais três marcas: FÁBULA (a irmã caçula da FARM) e as novatas FYI e A.BRAND. A FOXTON se une ao grupo em 2015, trazendo a moda masculina para o portfólio. Em 2016 foi lançada a MÁS ANIMALE, criada exclusivamente para o mercado de atacado. Em 2017, a marca CRIS BARROS se junta ao Grupo.

Fonte: Renata Pacheco Jordão e Priscila Velloso – FleishmanHillard | (GC)

Sobre gcentenaro (514 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: