Como o pop-up pode ser um aliado do marketing digital? | By Gustavo Caetano

Conflituoso quando visto pelo olhar do consumidor, o pop-up é poderoso aliado para melhorar os resultados das marcas no marketing digital. Se utilizado de forma estratégica e criativa, o recurso é capaz de gerar novos leads, aumentar vendas, captar o tráfego de determinada página, divulgar um novo produto e muito mais.

Versátil, o marketing digital tem como uma das principais vantagens a possibilidade personalizar campanhas com diversas segmentações e se necessário permitir rápidas alterações com o objetivo de gerar ainda mais conversão, mesmo após um tempo de campanha no ar. E o pop-up como uma das ferramentas segue a mesma ideia. Quando inserido dentro de um contexto que tenha a ver com o público do site, existe o cuidado com a mensagem a ser transmitida e a rotina de acompanhar os resultados, sempre testando e buscando entender o que funciona e performa melhor. Ou seja, é um grande aliado do plano de marketing digital das marcas.

Outra vantagem do pop-up são as infinitas possibilidades de formato. É possível criar desde banner estático com mensagens impactantes e hiperlink para um site ou página específica, até mesmo vídeos em gif ou teaser com até 15 segundos de duração. Com o crescimento da utilização do mobile pelos consumidores, segundo a Compre&Confie, empresa focada em segurança digital e inteligência de mercado, houve um aumento de 28% nas vendas online realizadas por dispositivos móveis em 2018, na comparação com o ano anterior. Isso mostra que utilizar um pop up que atraia atenção instantânea é a melhor ferramenta para gerar engajamento.

Quando o formato escolhido pela marca é o vídeo, alguns cuidados devem ser tomados para alcançar os resultados desejados. O primeiro, e acredito que mais importante, é ter um conteúdo relevante no lugar certo. Sabemos do sentimento ambíguo do consumidor pela ferramenta, hora acha interessante e hora entende como empecilho para o que de fato ele busca. Sendo assim, usar e abusar de SEO e uma boa pesquisa sobre a página escolhida para apresentar sua propaganda é fundamental. O público precisa ser certeiro e a mensagem precisa impactá-lo.

Outro ponto importante é atentar para o tempo do seu vídeo pop-up. Ele precisa ser rápido sim ou sim. É necessário uma estratégia bem arquitetada por trás da ferramenta, afinal é preciso chamar atenção de forma impactante – numa analogia rápida – o dedo do internauta é quase tão rápido para fechar um anúncio do que um carro passando na frente de um outdoor, por isso o timing é determinante aqui.

O pop-up em vídeo precisa ter uma qualidade altíssima sem depender totalmente da internet, que sabemos que tem muitos momentos de instabilidade. E quando falo em qualidade não precisa ser ultra HD, 4k, nem nada disso, afinal os grandes virais da internet muitas vezes são produções caseiras, feitas em smartphones.

O que quero dizer é que o vídeo precisa funcionar sem travar, ter uma gravação com fácil indexação e que rode em diferentes navegadores, incluindo até mesmo Internet Explorer e Safari. É necessário estar coberto para todas as possibilidades, afinal cada usuário tem suas preferências quando o assunto é utilizar a internet.

Por fim, fica claro que o pop-up é uma excelente ferramenta deste mundo de infinitas possibilidades que é o marketing digital. Só é preciso, assim como em todos os outros recursos, entender os prós e contras e trabalhar de forma estratégica. Com conteúdo relevante, timing preciso, público-alvo bem definido, formato adequado e estudo de SEO, dificilmente o resultado não aparecerá.

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de EAD – educação a distância, comunicação corporativa, transmissão ao vivo e TV na internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Por meio da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.

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