Anúncios
News Ticker

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolvem projeto de ponto de ônibus inteligente

O Instituto Mauá de Tecnologia, em cooperação com a Prefeitura Municipal de Santo André (PMSA) e a participação do Instituto Sagrado Coração de Jesus (ISCJ), está realizando um projeto piloto para o desenvolvimento de soluções de telecomunicação e IoT, bem como protótipos operacionais de mobiliários urbanos sustentáveis e conectados, na cidade de Santo André. A ideia, que é pioneira na região do ABC paulista e busca tornar Santo André uma verdadeira Smart City, está alinhada à iniciativa Santo André 500 anos, um plano estratégico de longo prazo elaborado pela prefeitura do município, que projeta objetivos e diretrizes de desenvolvimento, obras e intervenções estruturantes na cidade, para os próximos 35 anos.

O principal objetivo do projeto é aplicar os conhecimentos de Design Thinking e Emotional Design, alinhando-os aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para isso, alunos do segundo ano do curso de Design da instituição avaliaram dados do IBGE, a realidade socioeconômica da região, e o seu posicionamento entre os municípios vizinhos e no Brasil, e concluíram que o projeto deveria ser voltado para ações de mobilidade urbana, levando em consideração os fluxos de deslocamento (residência-trabalho-estudo), além de questões da distribuição e tipologias dos pontos/abrigos de ônibus. No âmbito da mesma cooperação, um protótipo de árvore solar também está em desenvolvimento.

O ponto de ônibus que deve passar pela transformação e virar um ponto de ônibus inteligente está localizado em frente ao Instituto Sagrado Coração de Jesus, envolvendo dessa forma os alunos do Ensino Médio na realização do projeto, que deverá ser apresentado em junho. Os universitários e estudantes participaram de uma palestra no Instituto Mauá de Tecnologia, que reuniu técnicos do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a Diretoria de Tecnologia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Secretaria de Mobilidade da PMSA.

Após a apresentação, os alunos do colégio e os estudantes de Design da Mauá participaram de algumas atividades que estimularam o desenvolvimento de tarefas criativas, além de discussões sobre pontos positivos e negativos do ponto de ônibus selecionado como objeto de estudo do projeto

“Pretendemos que nossos alunos do curso de Design contribuam para a conquista desta e de outras etapas da Smart City Santo André”, destaca a professora Marcia Holland, do Instituto Mauá de Tecnologia.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 57 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.  O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 53 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Fonte: Giovanna Calhelha e Natália Baggio – RPMA Comunicação | (GC)

Anúncios
Sobre gcentenaro (413 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: