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Cápsulas de afeição ou café? Nespresso oferece as duas opções numa só aos brasileiros

Como compartilhar um café é sinônimo de amizade no Brasil, a Nespresso decidiu estreitar ainda mais seus laços com os consumidores no mercado nacional investindo numa campanha que não apenas promove a qualidade de seus grãos e as práticas sustentáveis adotadas na cadeia de produção do seu café, mas também difunde a importância do nosso país como fornecedor para a marca. “As escolhas que fazemos” é o mote da campanha, que destaca os “valores compartilhados” entre a Nestlé e os fieis consumidores da marca, sendo protagonizada pela primeira vez por brasileiros: duas agrônomas, Ana Paula e Gilvânia, e um produtor, Lázaro, contam suas experiências em peças de comunicação on-line e off-line que enaltecem a relevância do Brasil como o maior fornecedor de grãos de café de qualidade para a Nespresso.

A Nespresso atua hoje com mais de 70.000 produtores em 12 países por meio do processo AAA Sustainable Quality Programa, o que lhe permite incorporar práticas de sustentabilidade nas fazendas e em seus arredores. O programa foi lançado em 2003, em colaboração com a Rainforest Alliance, objetivando aumentar a produção e a qualidade das colheitas para garantir o abastecimento sustentável de grãos de café de alta qualidade e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dos produtores e de suas comunidades. A sede da Nespresso é em Lausanne, na Suíça, e suas atividades englobam 12.000 colaboradores em 69 países. No Brasil, a marca faz sucesso há 10 anos, atualmente atendendo aos consumidores, pessoalmente, por intermédio de 24 boutiques e, por telefone, com diversas opções de entrega, 24 horas por dia, 7 dias por semana, como pode ser conferido pelo http://www.nespresso.com.

A nova campanha foi criada pelas agências FutureBrand São Paulo, responsável pelas ações de branding da marca, e pela VML, que cuida de suas estratégias publicitárias. Qualidade e sustentabilidade são os principais aspectos abordados pelo trabalho de comunicação que está entrando em execução, compreendendo ações que incluem as vitrines das lojas brasileiras da Nespresso, inserções em redes sociais, programa de relações públicas, influenciadores digitais, ações segmentadas para clientes, promoções nas boutiques e inserções em canais online.

“Dividimos a campanha em duas etapas para mostrar toda a cadeia por trás de uma xícara de café Nespresso. A primeira fase teve como foco a reciclagem das cápsulas e a escolha pelo material alumínio, celebrando o Dia Internacional da Reciclagem, em 17 de maio. Em seguida, começamos a divulgar as origens e as histórias reais que compõem a cadeia do café, fazendo toda diferença para o padrão de qualidade final”, afirma Claudia Leite, gerente de Cafés e Sustentabilidade da Nespresso no Brasil.

“Falar da qualidade do café Nespresso é falar de pessoas. Quando damos voz a quem faz parte da cadeia de produção de café no Brasil, temos a chance de fazer conexões reais com os consumidores. Essa é uma campanha que traduz os valores perenes da marca”, complementa Cris Penz, sócia-diretora da FutureBrand São Paulo.

“Foi uma experiência enriquecedora poder conhecer e compartilhar toda a beleza, respeito e qualidade por trás de cada cápsula de Nespresso. Seja nos vídeos protagonizados pelas agrônomas e produtores, seja no material impresso ou até mesmo nas fotos que estampam as 24 Boutiques Nespresso de todo o país, tivemos o máximo cuidado e atenção com os detalhes. Comunicar dessa forma uma história assim também é parte das escolhas que fazemos”, conclui Fernando Taralli, presidente da VML.”

O papel dos personagens da campanha

n1

Ana Paula afirma que o campo sempre esteve presente em sua vida, desde a infância. Hoje, na Nespresso, ela dá orientações para as melhores práticas agrícolas em quase 150 fazendas nas regiões de Monte Carmelo e Araguari, cuida da segurança e bem-estar das pessoas e da preservação do meio ambiente.

n2

Gilvânia conta que precisou se mudar para Minas Gerais a trabalho para entender que o café é mais do que uma xícara. Hoje, além de levar aos produtores a aplicação de métodos sustentáveis no cultivo e na produção do café, faz parte também do programa de sustentabilidade da Nespresso, o AAA Sustainable Quality, que enfatiza a qualidade sustentável, o cuidado com as águas e o tratamento justo aos trabalhadores.

n3Lázaro, produtor, ressalta a importância da sucessão familiar (relação entre pai e filho) para o desenvolvimento e garantia de um café de qualidade nos próximos anos. Fazendeiro desde 1985, ele acompanha o ciclo do café por completo. As histórias na íntegra serão contadas em filmes nas redes sociais da Nespresso e em cartas anexadas junto de cada compra feita no período da campanha.

Fonte: Camila Nobre, Carolina Carvalho e Isabela Carrassari, Burson-Marsteller | (GC)

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