Anúncios
News Ticker

Quer entrar nos museus de São Paulo sem pagar? Quem doa pode.

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo está promovendo a ação comunitária “É Dia de Museu”, sustentada por uma campanha que apresenta ao público a diversidade da programação dos museus paulistas, a qual vai muito além das visitas expositivas. A iniciativa compreende o Sistema Estadual de Museus (SESEM-SP) e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, presenteando a população, neste 18 de maio, com entradas gratuitas no circuito cultural, porém, solicitando, em contrapartida, a doação de uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho, ou seja, um ingresso solidário.

mu

Ao fazer a doação, os cidadãos recebem o Passaporte dos Museus, com o qual terão acesso gratuito em cada um dos museus do SESEM-SP. A distribuição dos 10 mil passaportes impressos será feita por ordem de chegada, conforme instruções pelo link http://cultura.sp.gov.br/diademuseu.

“Os museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo possuem acervos e atividades que permitem aprendizado e diversão, muitos com entrada livre ou ingressos com valores acessíveis – sem contar a gratuidade que ocorre na maior parte da rede aos sábados. Com essa campanha, queremos facilitar ainda mais o acesso do público à programação de atividades e ampliar o acesso à cultura. Museus não são somente locais de preservação de memória, mas também de criação de memórias pessoais, intransferíveis e inesquecíveis”, explica o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

A campanha “É Dia de Museu” nasce no ambiente digital, com a alimentação de site dinâmico, desenvolvido especialmente para a ação, que ficará no ar permanentemente. As mídias sociais dos museus e da própria Secretaria da Cultura também informarão os seguidores sobre a programação temática, em postagens com a mesma identidade visual e com a hashtag #diademuseu.  Em datas específicas, o público poderá conferir programação temática ou mesmo sugestões de passeios que combinem com o dia selecionado.

“Queremos inspirar novas experiências em momentos especiais. Um casal pode optar por celebrar o Dia dos Namorados com um passeio em um museu com restaurante, por exemplo. O objetivo da campanha é inspirar e cativar as pessoas a buscarem novas experiências a partir da programação e dos serviços oferecidos pelos museus”, explica Regina Ponte, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura.

Nas datas com programações temáticas, os usuários serão convidados a postar suas fotos nas mídias sociais com a hashtag #diademuseu. As fotos irão fazer parte de uma galeria de imagens no próprio site da campanha: “os registros das experiências dos visitantes criam um espaço de compartilhamento dessas memórias no ambiente virtual”, finaliza a coordenadora.

Confira a lista dos Museus da Secretaria da Cultura do Estado que fazem parte da campanha.

Na capital

Casa Guilherme de Almeida

Casa Mário de Andrade

Casa das Rosas

Memorial da Resistência

Museu Afro Brasil

Museu Catavento

Museu da Arte Sacra

Museu da Casa Brasileira

Museu da Diversidade Sexual

Museu da Imagem e do Som – MIS-SP

Museu da Imigração

Museu da Língua Portuguesa (ações extramuros e no ambiente digital)

Museu do Futebol

Paço das Artes (no MIS-SP e na Oficina Cultural Oswald de Andrade)

Pinacoteca/Estação Pinacoteca

No interior e litoral

Museu do Café – Santos

Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão

Museu Índia Vanuíre – Tupã

Museu Casa de Portinari – Brodowski

Acesse acesse www.sisemsp.org.br para checar a lista de museus que fazem parte do SISEM-SP.

Sobre o Passaporte dos Museus

Criado em 2013, o Passaporte de Museus é um livreto que garante entrada gratuita em cada um dos museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em qualquer dia da semana. Ele funciona principalmente como uma peça lúdica de divulgação, que desperta a curiosidade do público e o estimula a conhecer os museus. A cada instituição visitada, a pessoa ganha a entrada grátis e um carimbo na página correspondente – como em um passaporte de verdade. O desafio é ganhar os 18 carimbos. Quem quiser, pode até personalizar o seu exemplar escrevendo o nome e colando uma foto 3×4 cm.

Sobre a Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP, tendo como parceiros todas as Secretarias de Estado, empresários e a sociedade civil. O FUSSESP, com o apoio dos diversos segmentos da sociedade, planeja estratégias, estabelece locais de arrecadação e coordena ações para ajudar milhares de famílias carentes a enfrentar o inverno com mais segurança, dignidade e calor humano. As doações são encaminhadas a entidades assistenciais, hospitais, albergues da Capital e de todos os Municípios do Estado de São Paulo.

Fonte: Stephanie Gomes, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo | (GC)

Anúncios
Sobre gcentenaro (356 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: