Anúncios
News Ticker

Qual será a fazenda mais sustentável do Brasil?

Fazendas de qualquer atividade agropecuária ou silvicultural no território nacional podem participar do Prêmio Fazenda Sustentável, iniciativa da revista Globo Rural em parceria com a Fundação Espaço ECO® (FEE®) e Rabobank, que está com inscrições abertas até 31 de julho. O prêmio seleciona as propriedades rurais mais sustentáveis, com base em indicadores de ecoeficiência, que avaliam as performances ambiental e social a partir de metodologia aplicada pela Fundação Espaço ECO® (FEE®) – consultoria para sustentabilidade.

Nesta análise, a FEE® verifica o processo produtivo da fazenda ao longo do seu ciclo de vida, ou seja, antes (na fase de insumos), durante (no processo produtivo) até a saída dos produtos (porteira da fazenda). No site (www.fazendasustentavel.com.br) é preciso informar dados de localização da propriedade, sobre a produção, Cadastro Ambiental Rural (CAR), licenças ambientais (se tiver), etc. Todas as informações declaradas são sigilosas. Esta é a quarta edição do prêmio que já contou com a participação de 350 fazendas que procuram desenvolver boas práticas agrícolas e promover uma gestão orientada à sustentabilidade.

“Participar deste prêmio significa ter sua fazenda reconhecida nacionalmente, o que facilita a comunicação com fornecedores, clientes e também com outros proprietários visando a troca de experiência de boas práticas. O produtor que tem a real noção das práticas que realiza é aquele que pode ter mais sucesso no mercado, pois cuidará do meio ambiente, de sua situação financeira e das pessoas envolvidas em sua atividade, minimizando assim os riscos”, afirma Rodolfo Viana, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®.

Sobre a Fundação Espaço ECO® (www.espacoeco.org.br)

Criada e mantida pela BASF desde 2005, a Fundação Espaço ECO® atua como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos com base no pensamento de Ciclo de Vida. Sua equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Assim, facilitam os negócios, otimizando a utilização dos recursos, reduzindo custos, diferenciando produtos, agregando valor à marca e conquistando reconhecimento do mercado. Também desenvolvem e implementam projetos de valorização da diversidade, alinhados com as estratégias corporativas de forma a fomentar a inovação e a gestão de talentos. Ainda oferecem soluções para apoiar certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. São qualificados como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e reinvestem os recursos que obtêm no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade.

Sobre a BASF (www.basf.com.br)

A BASF transforma a química para um futuro sustentável. Combina o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. O portfólio da companhia é organizado em cinco segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN).

Fonte: Luiz Soares, da Lead Comunicação | (GC)

Anúncios
Sobre gcentenaro (307 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: