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Visão 360º do consumo de mídia no Brasil

A Kantar Ibope Media, líder no mercado latino-americano de pesquisa de mídia, e a comScore, líder global em soluções multiplataforma, lançam a primeira solução decorrente da parceria entre as duas empresas no Brasil, o Target Group Index Clickstream. A nova ferramenta reúne dados do Target Group Index, estudo quantitativo single source da Kantar Ibope Media em que um mesmo indivíduo entrevistado declara uma série de informações a respeito de seus hábitos de consumo, e do comScore MMX, que fornece uma visão completa do comportamento do público on-line. O Target Group Index Clickstream proporciona aos clientes uma visão 360º do consumo de mídia, fornecendo os insights necessários para que alcancem os seus públicos-alvo com eficácia. A solução está disponível com dados de desktop e será expandida de modo a incluir plataformas móveis ainda este ano.

“A combinação entre a expertise da comScore em comportamento do público digital e a força em inteligência do consumidor da Kantar Ibope Media nos permite oferecer análises relevantes para que nossos clientes possam comprar e vender melhor as suas mídias”, afirma Luciana Burger, diretora geral do Brasil da comScore. “Este é o primeiro marco da nossa parceria no Brasil e que prepara o cenário para futuros projetos que vão alavancar a medição multiplataforma.”

A diretora executiva de multimídia da Kantar Ibope Media, Melissa Vogel, acrescenta: “Combinamos as informações demográficas e comportamentais do Target Group Index com os dados de navegação e as métricas do consumidor do ambiente de mídia digital, o que resultou em uma análise holística e integrada do comportamento do consumidor”.

Com base na fusão de dados do Target Group Index e do comScore MMX, a nova solução combina segmentos de consumidores com características comuns, como região, gênero e idade, entre outros indicadores disponíveis no Target Group Index e no comScore MMX, de modo a fornecer uma visão completa do comportamento dos consumidores e do consumo de mídia. O universo de dados do Target Group Index Clickstream é composto de homens e mulheres, com idades entre 12 e 75 anos, das regiões metropolitanas de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além de cidades do interior das regiões Sul e Sudeste.

Com a solução, todas as variáveis sobre consumidores do Target Group Index – como motivação, uso de marca e produto, hábitos de compras, comportamento e atividades de lazer – são combinadas, adicionadas e filtradas pelos índices de navegação do comScore MMX, por exemplo, em sites acessados no último mês, tempo gasto, páginas visualizadas e média diária de visitas em um site.

Os dados resultantes possibilitam a análise do comportamento on-line dos consumidores (visitas a sites/categorias como entretenimento, varejo, notícias, negócios, finanças, educação e esportes) e dados demográficos (gênero, idade e classe social) com índices de comportamento off-line do consumidor (por exemplo, se eles praticam esportes, usam cartões de crédito, leem revistas, planejam viajar nas próximas férias ou se vão ao teatro com frequência). Estas análises permitem que os clientes obtenham uma visão mais ampla de seus públicos, para que possam aprimorar o target e o seu planejamento digital de mídia.

O Target Group Index Clickstream foi disponibilizado aos clientes da comScore e da Kantar Ibope Media no Brasil em novembro de 2016. Os dados serão entregues duas vezes ao ano, em junho e novembro, após a conclusão da pesquisa bianual do Target Group Index. Além do Brasil, a comScore e a Kantar Media já comercializam o Target Group Index Clickstream na Turquia e na Alemanha. Na América Latina, a parceria entre as empresas será expandida também à Colômbia, ao Peru, à Argentina e ao Chile ainda em 2017. Também neste ano, a comScore lançará serviços unificados em sua interface Plan Metrix.

Desde fevereiro de 2015, a comScore e a Kantar uniram seus conhecimentos complementares em tecnologia, ativos de dados e painéis de consumidores para desenvolver soluções internacionais em audiência cross-media e medição de campanha, de marca e efeito de venda. Com várias ofertas de empreendimentos conjuntos já lançadas e outras em fase de implementação, as duas empresas buscam oferecer aos clientes um novo padrão de medição de audiência, força da marca e ROI (retorno sobre o investimento) de campanhas em diversas plataformas.

Fonte: Gabriela Leocádio, Maria Claudia Almeida e Mariana Sabó, da FSB Comunicação | (GC)

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