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Venezuelanos recorrem a atravessadores pagando até 8 vezes mais por produtos. Queda de consumo chega a 55%

Bogotá, Colômbia – Estudo realizado pela Kantar Worldpanel concluiu que o consumo das famílias venezuelanas foi reduzido em 55%. A queda ocorre há sete anos seguidos: começou em 2009, com declínio de 3%, e atingiu seu ponto mais crítico entre 2013 e 2015, quando alcançou os 23%. De acordo com Vinicius da Silva, CEO da Kantar Worldpanel Venezuela, a escassez de produtos combinada com a alta da inflação resultou em menos compras. Foram ouvidas 2.300 donas de casa das regiões de Caracas, Valencia, Maracaibo e Puerto La Cruz.

Os números são alarmantes. Os venezuelanos antes compravam em média 280 vezes por ano e agora vão aos pontos de venda 100 vezes menos. Em 2012, o gasto médio era de 56 bolívares, no ano passado a despesa média atingiu 1.360 bolívares.

A falta de produtos também é uma constante e é por causa dela que as filas se formam nos supermercados.

“Aparece um novo jogador, o canal informal, que garante a entrega do produto a preços superiores. Também vemos trocas entre amigos ou venda em casas de famílias e vizinhos”, explica Vinicius da Silva.

A relevância do canal informal é demonstrada pelo fato de que entre 2011 e 2015 ele ocupava em média 3% do mercado. Em 2016, chegou a 10%.

 As pessoas que revendem os produtos da cesta básica por até dez vezes a mais que os valores reais são conhecidas como “bachaqueros”. Essa figura ganhou força em meados de 2015. Hoje em dia, 80% das famílias compram neste tipo de canal.

“O bachaquero se aproveita da situação de escassez. Muitas mães pagam até oito vezes o preço das fraldas para que possam adquiri-las”, completa o executivo.

As pessoas compram o que podem 

Ter cada vez menos para comprar faz com que as pessoas priorizem. É por essa razão que se consome cada vez menos perfumes e maquiagens. A falta de açúcar, por exemplo, gerou um leve aumento no consumo de produtos light e diet.

 Para ter acesso ao estudo completo, acesse http://www.kantarworldpanel.com/la/Noticias/Venezuela-Un-paso-atrs-para-la-industria-de-FMCG.

Sobre a Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a KantarWorldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.

 Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a KantarWorldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.

Sobre a Kantar

A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30.000 colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países. Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.Para mais informações, acesse http://www.kantar.com.

Fonte: Ana Carolina Rodrigues – AD Comunicação & Marketing | (GC)

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