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Sucesso midiático: Bradesco é citado expontaneamente por 59% dos entrevistados em pesquisa sobre patrocínio dos Jogos Olímpicos

A Millward Brown, líder mundial em ajudar empresas a construírem grandes marcas, divulga pesquisa de opinião sobre os jogos Rio 2016 que utilizou metodologia quantitativa para apontar qual o sentimento dos brasileiros com a realização do evento.

Se antes havia dúvidas sobre o sucesso do evento e a imagem do Brasil, a pesquisa mostra que os brasileiros acompanharam e aprovaram os jogos. A começar pela abertura – a maioria dos entrevistados assistiu boa parte (34%) ou toda a cerimônia (31%). E 72% gostaram muito do que viram.

Sobre as atrações da abertura, 63% dos entrevistados gostaram do show de fogos de artificio, 58% dos desfiles dos atletas e 57% do desfile da modelo Gisele Bündchen. Os entrevistados também mencionaram a delegação dos refugiados (42%) e as festas populares do Brasil (29%) como seus momentos favoritos.

Quando perguntados sobre o desempenho dos atletas brasileiros, que superaram as expectativas durante os jogos, 38% dos entrevistados apontou o boxe como esporte que mais se destacou, empatado com o salto com vara (38%). A canoagem (36%) e o futebol feminino (32%) também superaram as expectativas.

O legado para a cidade do Rio de Janeiro também ficou evidente após a realização dos jogos. Vale destacar que 70% dos entrevistados apontaram a ampliação do metro como o legado mais importante deixado para o Rio de Janeiro. Empatados, a Vila Olímpica e o VLT foram citados por 51% das pessoas consultadas, sendo que 49% acreditam que o maior legado é a estrutura viária que liga a Barra ao centro da cidade.

Os entrevistados foram perguntados ainda sobre o desempenho geral do Brasil na realização do evento e 35% apontaram que ficou dentro das expectativas, enquanto 18% apontou que ficou acima das expectativas. Quando questionados sobre se o evento mudou a imagem do Brasil, 42% apontou que a imagem mudou para melhor e 37% disseram que não mudou nada.

Imagem das empresas patrocinadoras

A pesquisa também levantou a associação das marcas com o patrocínio dos jogos. Bradesco (59%) e Coca-Cola (57%) foram apontados pela maioria dos entrevistados espontaneamente como marcas patrocinadoras.

Na sequência foram citadas Samsung (28%), Visa (23%), Claro (22%), Nissan (20%), Correios (18%), Mc Donald’s (15%) e, P&G (12%), o que demonstra que os diversos tipos de patrocínios resultaram numa boa e positiva associação com os Jogos Olímpicos.

Sobre o estudo

Foram entrevistadas, no estudo da Millward Brown (www.millwardbrown.com) 400 pessoas, homens e mulheres com mais de 16 anos, classe A, B e C. A amostra nacional foi distribuída de acordo com a população e foi feita em agosto de 2016, logo após o fim dos jogos. Do total, 51% eram do público feminino e 49% masculino. 29% com idade entre 25 a 35 anos e 50% da região sudeste.

Fonte: Livia Hormigo e Flávia Ferreira – Ideal | (GC)

 

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