Anúncios
News Ticker

Guia orienta jornalistas na relação com atletas paralímpicos visando o discurso inclusivo. Casa Britânica sedia debate sobre o tema

A forma como a mídia retrata os atletas paralímpicos será tema de mesa-redonda na Casa Britânica durante a Paralimpíada do Rio de Janeiro, quando será apresentado ao público um guia com boas práticas de cobertura jornalística dos Jogos Paralímpicos. O guia nasceu da parceria entre os pesquisadores Sakis Pappous, da Universidade de Kent, e Doralice de Souza, da Universidade Federal do Paraná. Juntos, com o financiamento do Fundo Newton, eles elaboraram um guia para orientar jornalistas em como retratar pessoas com deficiência de uma maneira mais inclusiva.

O guia já está disponível para download através do link http://bit.ly/2cacUbr

O evento, que acontece nesta segunda-feira, dia 5 de setembro, ainda contará com a presença do fotógrafo brasileiro Sérgio Dutti. Ele falará sobre o projeto que capturou a emoção de atletas paralímpicos durante a Paralimpíada de Londres, em 2012. Marcos Lima, jornalista e ex-atleta paralímpico, fundador da ONG Urece, também dividirá com o público algumas das melhores  práticas em reportagens relacionadas aos Jogos Paralímpicos.

“Os Jogos Paralímpicos sendo disputados pela primeira vez no Brasil e na América Latina têm um enorme poder de mudar a percepção da população em relação às pessoas com deficiência. O trabalho da mídia é fundamental para que isso aconteça. Por esse motivo, vimos com muita satisfação o projeto da Universidade de Kent em parceria com a Universidade Federal do Paraná para a elaboração deste guia. O CPB imediatamente abraçou a ideia e espera que essa publicação possa auxiliar os profissionais de imprensa, sobretudo aqueles que terão seu primeiro contato com o esporte paralímpico”, declara Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Sob o tema “O Retrato dos Atletas Paralímpicos na Mídia”, o encontro tem início às 13:00, com encerramento às 14:35, nesta segunda-feira, 5, na Casa Britânica, sediada no Shopping Metropolitano (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300, 3º andar), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A British House será a residência oficial do Reino Unido durante os Jogos Rio 2016. Será também o palco da comemoração das conquistas esportivas do Team GB e ParalympicsGB, além de ser o local onde a criatividade e o dinamismo do Reino Unido e da sua capital, Londres, serão divulgados, através de palestras, seminários e eventos culturais. Para ter acesso à British House registre seu interesse no site www.britishhouserio.com.

Fonte: Mariana Caminha |  :)GC):

Anúncios
Sobre gcentenaro (307 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: