Anúncios
News Ticker

Aplicativo ajuda estudantes na escolha da profissão

Os cursos de Engenharia da Computação e Psicologia da Universidade Positivo (UP) desenvolveram um aplicativo para ajudar os jovens na difícil tarefa de escolher a profissão. Pesquisa da Universidade com 5 mil estudantes do Ensino Médio mostra que mais de 30% deles ainda não decidiram para qual curso vão se inscrever nos vestibulares do fim do ano. O estudo mostra uma realidade recorrente: estudantes entram indecisos no Ensino Superior e a consequência é inevitável: 20% dos universitários abandonam o curso nos dois primeiros anos da faculdade, gerando custos enormes para a educação.

O aplicativo, denominado Vocação UP, foi apresentado na Mostra de Profissões da Universidade Positivo. Disponível em IOS e Android para download gratuito, ele descreve 36 situações vivenciadas em profissões e pergunta ao usuário com quais delas ele mais se identifica. O resultado mostra com que área do conhecimento o estudante tem mais afinidade e indica os cursos superiores que se encaixam nessas áreas.

Para o psicólogo Ivo Carraro, orientador educacional do Curso Positivo e autor do livro Profissões: pais preocupados, filhos inseguros, a receita para a escolha da profissão não é tão simples como dividir entre exatas, humanas e biológicas e optar por um dos cursos oferecidos, baseado nas disciplinas que mais lhe agradam. “Esse é um bom começo, mas não é tudo”, ressalta.

Segundo o psicólogo, é importante que o jovem conheça a diversidade de profissões que o mercado oferece e identifique quais atividades desenvolvidas mais lhe agradam. Essa metodologia, baseada na lei da motivação estudada pela neurociência, vai de encontro com uma constatação levantada por Carraro em entrevista com profissionais de sucesso: “para ser um profissional bem-sucedido, é preciso gostar da profissão”. Por isso, o orientador aconselha que o candidato procure vivenciar o dia a dia das profissões que mais lhe encantam. “Entre dois caminhos a seguir, o cérebro prefere o mais prazeroso. E ele vai apontar qual o seu caminho”, garante.

Fonte: Central Press | (GC)

Anúncios
Sobre gcentenaro (278 artigos)
About Magazine's Publisher
%d blogueiros gostam disto: