Paulo Mendes da Rocha ganha o Leão de Ouro em Veneza
Criador da Poltrona Paulistano, arquiteto será o primeiro brasileiro premiado
O renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha será o primeiro brasileiro a receber o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza pelo conjunto de sua obra. A entrega do prêmio acontecerá no dia 28 de maio, no Palazzo Giustinian, na Itália.
A atemporalidade de suas obras arquitetônicas foi destacada pelos membros do conselho da Bienal. Entre seus projetos mais famosos está o ginásio do Clube Atlético Paulistano, projetado em conjunto com João De Gennaro, em 1957.
Foi nesta época que o arquiteto desenvolveu uma de suas criações mais emblemáticas, a Poltrona Paulistano, que se tornaria um marco na história do design contemporâneo. A peça impressiona pelo seu conceito e pela beleza de suas linhas, que lhe garantem simplicidade, elegância e conforto excepcionais.
Em parceria com o autor, a Objekto edita, produz e distribui a Paulistano no mundo inteiro desde 2004. Apresentada em inúmeras feiras de design internacionais, a Paulistano encontra um sucesso cada vez crescente na Europa, no USA e no Japão. Em 2009, a peça entrou na coleção permanente do conceituado MoMA.
No Brasil, a Objekto confia a venda desse ícone do design à Futon Company, que disponibiliza a peça em aço com acabamento inox ou preto e capas em lonita, couro e malha de aço, além da versão para escritório, a Paulistano Office Giratória.