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Pesquisa ABAP RS revela perfil das agências de publicidade do Estado

Estudo envolveu 34 empresários do setor para entender como encaram o cenário de mudanças e quais estratégias para o mercado em crise

Para mais de 35% dos entrevistados, o mercado atual está estagnado. Ainda assim, otimismo e confiança prevalecem em mais de 70% das agências gaúchas. Os resultados do mapeamento realizado pela ABAP-RS (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) indicam um mercado em declínio, principalmente pela redução de verbas. A saída está na construção de um novo modelo de negócio para o setor. Conforme o estudo, ser competitivo no mercado digital e fortalecer o valor da marca são as principais oportunidades em um cenário de mudança.

Realizada no final do ano passado, a pesquisa com sócios e gestores de agências gaúchas traz um raio X do setor, que passa por um momento decisivo e precisa se reinventar. “O desafio é tornar-se relevante no mercado, adaptar-se às transformações, inovar e construir estratégias para criar mais valor”, afirma Daniel Skowronsky, presidente regional da ABAP. Apesar da crise, dois terços dos profissionais entrevistados fazem uma comparação positiva sobre os resultados de 2015 em relação a 2014.

Uma das grandes mudanças está na influência da mídia digital, que impactou o modelo de remuneração das agências e trouxe consequências para o negócio como um todo. Hoje, 55% das agências utilizam o modelo tradicional de comissão sobre os investimentos de mídia e produção e mais de 82% operam com o modelo de fee. Cerca de 8% das agências têm 70% da receita proveniente do online, um investimento baixo se comparado com a alta percepção do universo digital no contexto atual.

Os resultados traduzem a inquietação do setor e apontam para os problemas externos como principais influenciadores no processo. No novo cenário, não há mais fronteiras entre online e offline, com a presença e consumo das marcas em múltiplos ambientes. O grande desafio será integrar cada vez mais as plataformas, ousar mais, entender as mudanças do mercado e dos consumidores para as agências se manterem competitivas e voltarem a crescer. “O estudo deixa claro que as regras do jogo da propaganda mudaram e que é o momento das agências reinventarem seu modelo de atuação. As agências entenderam o momento atual e muitas já se adaptaram. A indústria gaúcha é sólida, criativa e possui todas as condições para continuar ajudando a fortalecer o negócio dos clientes,” completa Daniel Skowronsky.

Destaques da pesquisa

1 – A expectativa para os próximos dois anos é positiva para 73,5% dos entrevistados.


2 – Mais da metade dos entrevistados (53%) identifica e reconhece a “onda” digital e a transformação do modelo de negócio das agências como a grande mudança.

3 – Migrar para um novo modelo de negócio (38,2%), se reinventar para tornar-se relevante (26,5%), atualizar-se com as novas tendências e tecnologias (17,6%) serão os principais desafios da indústria da comunicação no RS no futuro.

4 – Dois terços dos profissionais entrevistados (67,6%) entendem que em 2015 a situação esteve melhor/muito melhor ou igual a 2014.

5 – Inteligência, mídia e criação é o mix dominante de serviços oferecidos para os clientes. Áreas como Gestão de Informação e Dados, Monitoramento de ROI, E-Commerce são exploradas pela minoria das agências.

6 – Os serviços mais valorizados pelos clientes das agências são Estratégia, Planejamento e Criatividade.

7 – As principais mudanças nas agências aconteceram com a entrega de  trabalhos digitais (26,5%) e evolução de processos (23,5%).

8 – O fee (remuneração mensal fixa) supera o comissionamento como modelo de remuneração mais praticado.

9 – Cerca de 7,69% das agências têm 70% da receita proveniente de serviços online.

10 – 82,4% consideram que o mercado atual está em declínio devido à conjuntura (crise econômica e recessão).

Acesse o estudo pelo link abaixo.

https://portaldapropagandadotcom.files.wordpress.com/2016/01/pesquisaabprs.pdf


Fonte: Alice Sonntag Kuchenbecker | Fatto Comunicação

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